Ciclo de Gestão volta a se reunir com SGP e SEGES

A necessidade de recomposição das perdas inflacionárias e de realização de novos concursos para EPPGGs e outras carreiras do Ciclo de Gestão voltou a ser tópico de reunião da ANESP, AACE (Comércio Exterior) e Assecor (Planejamento e Orçamento) com o Ministério da Economia. Na tarde desta quarta-feira (27), interlocutores da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) e da Secretaria de Gestão (SEGES) se reuniram com os presidentes das entidades que representam Gestores, ACEs e APOs para atualizarem sobre andamentos dados às reivindicações apresentadas pelas categorias. 

O Secretário Adjunto da SGP Eduardo Felizola lembrou a sinalização recente dada pelo governo de conceder 5% de aumento linear para amortecer os efeitos inflacionários de 2022. Entretanto, conforme destacado, não houve até o momento apresentação de proposta formal a nenhuma categoria e o assunto ainda é tratado internamente com cautela.

O Presidente da ANESP, Pedro Pontual, indicou que os pleitos apresentados não se reduzem a uma questão remuneratória. Vão na lógica da capacidade gerencial para enfrentar desafios atuais que se intensificarão no futuro próximo, além de atacar problemas de gestão de pessoas que surgirão com a ausência de novos entrantes nas carreiras - "Estamos falando de um núcleo enxuto de servidores de alta qualidade e que se dedica às pautas relevantes para o País. Servidores com os quais o Estado sempre poderá contar para fazer as entregas necessárias", comentou.

O Presidente da AACE, Guilherme Rosa, lembrou que o país passa por uma escalada da inflação e que a ausência de proposta oficial deixa os servidores em estado de alerta. Ele também defendeu a realização de concursos periódicos para dar previsibilidade ao Estado e aos talentos interessados em compor as carreiras do Ciclo de Gestão. 

Márcio Gimene, Presidente da Assecor, ressaltou, entre outros pontos, que a manutenção de uma política remuneratória equilibrada é importante não só para garantir a atratividade das carreiras, mas também evitar evasão de servidores entre carreiras - problema relevante no aspecto da gestão de recursos humanos.

Participaram da reunião, além do Secretário Adjunto da SGP e dos representantes do Ciclo de Gestão, a Secretária Adjunta de Gestão Elise Gonçalves, a Coordenadora-Geral de Gestão de Carreiras Transversais, Soraya Brandão, e do Diretor e Diretor Substituto do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), Cléber Izzo e José Borges.