BACEN abre consulta a valores a receber: veja dicas para evitar golpes

O Banco Central abriu nesta segunda-feira (14), uma nova consulta ao Sistema de Valores a Receber e os brasileiros podem saber se têm dinheiro esquecido em bancos ou não.

A consulta é feita EXCLUSIVAMENTE pelo site: valoresareceber.bcb.gov.br. Ao acessá-lo, informe o CPF e a data de nascimento ou CNPJ e a data de abertura da empresa.

A ANESP chama a atenção de seus associados para cuidados com possíveis golpes que a ação pode propiciar.

Veja as dicas a seguir e assista ao vídeo que o próprio Banco Central produziu:

• O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

• NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

• Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

• NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Calendário de liberação das transferências

O Banco Central criou um calendário de liberação das transferências bancárias, que varia de acordo com o ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa. Apenas a partir da data definida será possível saber o valor exato que poderá ser resgatado.

Para nascidos antes de 1968, as transferências poderão ser solicitadas entre os dias 7 e 11 de março. E para os nascidos entre 1968 e 1983, a liberação será entre os dias 14 a 18 de março. Já para nascidos após 1983, a liberação ocorrerá entre 21 e 25 de março. Há ainda um período de repescagem para quem perder a data definida.

Uma segunda rodada de consultas será aberta a partir de 02 de maio para os que agora não tiverem saldo a receber.

Quando receber o agendamento, é necessário conferir se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se esquecer ou perder a data e o período agendados, basta fazer a consulta novamente para confirmar a informação. No caso de quem não voltar ao sistema no período definido, o calendário prevê uma data para repescagem.

A ANESP entende essas informações como de utilidade pública e não está habilitada a prestar qualquer apoio na intermediação dos associados junto ao Banco Central. A Associação não entrará em contato direto oferecendo ajuda neste assunto.