Artigo no Valor analisa as oportunidades de brecha digital para o país
Os professores da FGV, Francisco Gaetani e Virgilio Almeida, publicaram na edição do Valor Econômico de segunda-feira (21), o artigo “Brecha digital e competitividade internacional”.
O texto parte da premissa que a competição global se tornou digital, e aponta que o Brasil não manterá ou ampliará sua participação internacional sem uma revolução digital na estrutura de suas empresas privadas ou de suas agências de governo, e isso também para suas exportações.
A brecha digital é considerada uma oportunidade pelos autores. A redução do hiato digital dos variados ramos da economia e da vida social constitui-se em uma extraordinária oportunidade de negócios em si e numa poderosa alavanca sistêmica para o conjunto do parque produtivo do país.
A administração pública federal vem procurando, da forma possível dadas as circunstâncias do governo atual, enfrentar o desafio, ainda que de forma genérica e difusa. Os governos estaduais e municipais, no entanto, seguem profundamente defasados frente às necessidades em curso.
A infraestrutura digital caminha, porém, com mais dificuldades, em função dos previsíveis desafios regulatórios. O aguardado leilão da 5G abriu possibilidades para uma mudança de patamar da produtividade do universo digital brasileiro, mas enfrenta lentidão.
Assim, o ano eleitoral pode ser aproveitado para as possibilidades nacionais e para organizarmos um diálogo com os futuros governos em novas bases. Os novos dirigentes eleitos precisarão estar alinhados com as urgências relacionadas com a transformação digital, embora este seja um inescapável tema de campanha, que possivelmente deverá ser incorporado pelos eleitos.