ANESP, Servir Brasil e entidades reúnem-se com Secretaria de Governo para abordar fortalecimento das entidades e reajuste
A ANESP, junto a entidades do Fonacate e a Frente Servir Brasil, foi recebida em audiência com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, nesta quinta-feira (10). O encontro dá sequência a outro momento de diálogo com representantes do governo, a reunião com o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Caio Castelliano de Vasconcelos, ocorrida na última sexta-feira (04).
A pauta com a Secretaria de Governo destacou a necessidade do fortalecimento das entidades de classe do funcionalismo e a campanha de recomposição salarial dos servidores públicos federais.
Na reunião foi pontuada a dificuldade de afastamento de servidores para o exercício de atividades sindicais. Isso ocorre devido a restrições impostas pelo Ofício 605/2016, que exclui o servidor liberado para mandato classista da folha de pagamento da União, e pela Instrução Normativa (IN) 2/2018, que trata da participação dos servidores em eventos sindicais.
“A falta de reconhecimento dessa atuação e da representação do servidor, por parte do poder público, amputa a democracia”, declarou o deputado federal Professor Israel Batista (Solidariedade/DF), que preside a Servir Brasil.
Sobre a recomposição da inflação para os servidores públicos, os representantes sindicais argumentaram que é preciso observar a isonomia ao se destinar reajustes e que os estudos que embasam os aumentos dos vencimentos não podem se valer dos comparativos com o setor privado, pois são inadequados.
Nesse ponto, os sindicalistas reiteraram o pedido à ministra para intermediar uma reunião entre os servidores, Casa Civil e a equipe econômica para debater a política salarial do funcionalismo.
“Meu papel é ser uma interlocutora política, independentemente das diferenças de pensamentos em algumas pautas. Então, é um prazer recebê-los e poder dialogar com cada um. Podem contar comigo para construir essa ponte”, ressaltou Flávia Arruda.
Além da ANESP, participaram do encontro as afiliadas ao Fonacate: Anfip, Anafe, Anffa Sindical, Fenaud, SindPFA, Sinal, Sinait, Sindilegis, SindCVM, Sindifisco Nacional e Unacon Sindical.