ANESP apresenta à Seges temas urgentes

Representantes da ANESP e da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia se reuniram, na manhã da segunda-feira (29), no ME, para apresentar a Associação ao novo Secretário, Renato Fenili, e introduzir pautas urgentes à carreira de EPPGG, como novo concurso, a necessidade de recomposição remuneratória e os programas de afastamento para pós-graduação (PCLD e PCMD).

O Presidente da ANESP, Pedro Pontual, ressaltou que o número de Gestores na ativa está em constante declínio, apesar de permanecer elevada a procura dos órgãos por servidores da carreira. Ele lembrou casos como o do CADE, que formalizou à SGP, neste ano, mais uma vez, pedido de concurso para seleção de EPPGGs, e da ANPD, cuja estrutura de RH prevista na Medida Provisória 1124/2022 estabelece a alocação de ingressantes da carreira de EPPGG para compor o quadro da autarquia.

A questão salarial foi outro ponto levantado. Apesar do encerramento da janela de 2022 para reajustes, Pedro reforçou a defasagem de aproximadamente 30% no poder de compra dos servidores federais, considerando o último reajuste aplicado (2019). Isso, somado ao recente aumento solicitado pelos Ministros do STF, o que ocasiona efeito cascata nos vencimentos dos servidores do Judiciário, tende a resultar em um aumento de pressão dos servidores do Executivo em 2023.

Também aproveitou-se a conversa para que a ANESP apresentasse suas observações sobre a próxima portaria que abrirá o processo de seleção para PCMD/PCLD, cujo desenho foi recentemente apresentado ao Comitê Consultivo da carreira. Um dos pontos mais controversos, a possível redução de vagas, acabou por ser descartada, conforme retorno recebido pela Associação posteriormente.

Renato agradeceu a oportunidade de conversar com a ANESP e lembrou a ótima impressão que tem da carreira. Ressaltou a abertura da Secretaria para receber continuamente as demandas dos EPPGGs.

Além de Pedro Pontual, também representou a ANESP na ocasião a Vice-Presidente Lilian Rahal. Pela Seges, além do Secretário, participaram a Secretária Adjunta Elise Gonçalves e a Coordenadora Geral de Gestão de Carreiras Transversais, Soraya Brandão.