Posts in Clipping
Experiências de ciência comportamental na gestão pública são destaque em reportagem

A ciência comportamental ocupa cada vez mais espaço nas políticas públicas brasileiras. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro vêm utilizando estratégias que estimulam a tomada de decisões de pessoas a fim de aumentar a eficiência de programas municipais. Já no âmbito federal, a abordagem passou a fazer parte do repertório do GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Read More
Artigo com coautoria de dirigente da ANESP é publicado na Folha de S. Paulo

Foi publicado na editoria de "Opinião" da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (08) o artigo “Pacto federativo é mais do que descentralizar recursos”, escrito pelo Vice-Presidente da ANESP Rogério da Veiga e pelo Deputado Federal Idilvan Alencar (PDT-CE).

Read More
“Meritocracia versus velha política”: artigo do Presidente da ANESP publicado na Folha de S. Paulo

A edição da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (26) publicou em seu caderno editorial o artigo “Meritocracia versus velha política”, de autoria do Presidente da ANESP Alex Canuto.

Confira a íntegra do texto.

Read More
No alvo de privatização, estatais federais lucram 132% mais em 2018

Fernando Soares, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, afirma que o resultado visto até agora é consequência de políticas e medidas ligadas a redução de despesas e venda de ativos. Os motivos também estão expostos no nono Boletim das Empresas Estatais Federais, elaborado pela pasta e que reúne indicadores financeiros e corporativos das companhias (nesse caso, com dados atualizados até o quarto trimestre de 2018 - os mais recentes disponíveis).

Read More
ClippingLiliana Liliana
Enap terá Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

A Capes aprovou solicitação de abertura do novo Programa de pós-graduação stricto sensu na Enap, ao recomendar positivamente o curso de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. A decisão foi tomada durante a 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 28 a 30 de novembro de 2018, e publicada no último dia 6 de dezembro. Os resultados estão à disposição do público no portal da Capes.

Read More
ENAP realiza Workshop Plano Anual de Contratações na manhã da próxima quarta-feira (23)

Estão abertas, até o dia 22 de janeiro, as inscrições para o Workshop Plano Anual de Contratações - Planejamento e Gerenciamento de Contratações. O evento será realizado das 9h às 12h pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na próxima quarta-feira (23), em sua sede em Brasília. Podem participar servidores que atuem diretamente com contratações e compras públicas no governo federal.

Read More
Inovação e Tecnologias na Educação: nova especialização a distância da Enap

A Enap lança, pela primeira vez, o curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, na modalidade a distância. Serão ofertadas 130 vagas, 7 (sete) delas reservadas para pessoas com deficiência. O curso, realizado sem ônus, tem duração de 15 meses e carga horária de 360 horas. As inscrições vão de 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019.

Read More
Inscrições abertas para curso de Formação de Chefes de Gabinete dos Ministros de Estado

Estão abertas as inscrições para o curso de “Formação de Chefes de Gabinete dos Ministros de Estado”, no âmbito do Programa de Formação de Altas Lideranças do Executivo Federal da Enap. O programa tem como público alvo os chefes, assessores imediatos e prospectivos futuros chefes e assessores imediatos das seguintes unidades administrativas de apoio direto à decisão ministerial, especificamente Chefes de Gabinete dos Ministros de Estado do Poder Executivo Federal.

Read More
Governo lança o Guia da Política de Governança Pública

Dentro da meta de melhorar a qualidade da administração, ampliar os resultados dos órgãos da administração pública e garantir o máximo retorno dos investimentos e das políticas federais, o governo acaba de lançar o Guia da Política de Governança Pública. O público-alvo prioritário do material abrange membros da alta administração e dos comitês internos das mais diversos instituições do governo.

Read More
Colunista Claudia Meireles do Metrópoles destaca festa de fim de ano da ANESP

A confraternização anual dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) foi acompanhada de perto pelo Metrópoles. A colunista Claudia Meireles esteve no evento e conversou com o Presidente da ANESP, Alex Canuto, com o Vice-Presidente Gustavo Camilo e com os Associados organizadores da festa, Aleksandra Santos e Jeovan Silva. Bethânia Nunes também assina a matéria.

Read More
Rede Gov.br vai integrar esferas de governo e aprimorar prestação de serviços públicos

O governo federal lançou, nesta segunda-feira (26), a Rede Nacional de Governo Digital, a Rede Gov.br. O objetivo do projeto é integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas, e, assim, reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais. A cerimônia de lançamento da Rede Gov.br ocorreu durante a abertura da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública, no Instituto Serzedello Correa, em Brasília.

Read More