Declaração de Guedes sobre empregadas vai contra os objetivos do país
Após chamar os servidores públicos do país de parasitas, o Ministro da Economia Paulo Guedes elogia o dólar caro e o real desvalorizado porque acabam com a “festa danada” de empregadas domésticas indo para a Disney.
A fala vai contra os objetivos fundamentais da República, definidos na Constituição. São objetivos da República Federativa do Brasil “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” e “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Nos países menos desiguais, empregadas domésticas têm renda suficiente para ter acesso a bens e serviços. Podem ir à Disney, à praia, ao shopping, comprar um celular, viajar de avião. No Brasil, o Ministro da Economia acredita que isso é uma farra, e que cabe a ele dizer o destino turístico que considera adequado aos cidadãos. Não surpreende, portanto, a falta de compromisso com serviços públicos voltados à população, como o ressurgimento da fila do INSS.
A ANESP- Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental repudia todo e qualquer preconceito e defende o respeito aos direitos fundamentais pela prestação de serviços públicos de qualidade e pela implementação de políticas públicas que efetivamente promovam o crescimento da economia, o aumento da produtividade, a geração de emprego dignos e com melhores salários e a redução das desigualdades. Enfim, ao invés de tolher a liberdade de seus cidadãos, entendemos que cabe ao Estado a implementação de políticas públicas que contribuam para que cada brasileiro possa realizar os seus sonhos.