Ao recrutar pessoas a administração pública indica o que quer, quando quer, o que espera e o que os futuros servidores terão de fazer para desempenhar suas funções de acordo com as regras e as expectativas da burocracia.
Read MoreA proposta do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, de criar uma universidade corporativa para ensinar aos servidores noções de gestão pública provocou mal-estar no funcionalismo público federal.
Read MoreO Governo Federal aguarda aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei 3.429/08, que cria 2.477 Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), que serão destinadas ao servidores efetivos do Executivo Federal.
Read MoreTransformar o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) – integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado – em uma nova Central Sindical. Essa foi uma das ideias apresentadas durante reunião realizada ontem (28), no auditório do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).
Read MoreCrise barra reajuste no valor do tíquete para Executivo - Correio Braziliense
Governo segura o aumento do auxílio-alimentação
Mais cargos para comissionados - Correio Braziliense
Parlamentares aprovam a criação de 1.094 vagas no Executivo. Maioria é para comissionados
Um novo modelo de gestão para o Brasil - Correio Braziliense
Diretor-presidente do MBC fala sobre o tema
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que obriga ministros, secretários-executivos e todos os demais ocupantes de cargos de confiança no governo federal a declarar por escrito nomes de parentes, cônjuges ou namorados que também entraram no serviço público sem concurso. Com base nestas informações, o governo deverá demitir servidores nomeados por nepotismo.É a primeira vez que esse procedimento será exigido.
Read MoreMais uma bandeira defendida pelo Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) – integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado - foi atendida.
Read MoreNa manhã de hoje (14), o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) - integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado - realizou reunião. Os debates se centraram em temas que definem a isonomia entre as carreiras pertencentes aos três poderes da Administração Federal, como a necessidade de reajuste dos valores do auxílio-alimentação e das diárias pagas aos servidores do Poder Executivo, e a PEC 210.
Read MorePerfil: Patrícia Audi
Diretora da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE)
Servidores do Poder Executivo federal devem ficar atentos pois nos próximos dias o Ministério do Planejamento vai anunciar mudanças no sistema de subsidio do plano de saúde. Além de ampliar a oferta de operadoras conveniadas, o governo vai adotar valores escalonados, dependendo do perfil do servidor.
Read MoreCarreiras em nível de igualdade devem ser tratadas de forma equivalente. Foi essa a máxima que regeu, hoje (07), na Câmara dos Deputados, a reunião da Comissão Especial da PEC 210/2007, que restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração da Magistratura e do Ministério Público.
Read MoreNa manhã de hoje (02), representantes do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) - integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado – receberam uma boa notícia sobre a PEC 210/2007, que restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração da Magistratura e do Ministério Público. O texto do artigo 3º da proposta - que estende o benefício a todas as carreiras remuneradas por subsídio - deverá ser mantido pelo relator, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF).
Read MoreO Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) - integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado - alinhou o discurso em torno da PEC nº 210/2007, que pretende restabelecer o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração da Magistratura e do Ministério Público. Na manhã de hoje (30), os membros do grupo acertaram que a postura correta dos parlamentares seria a de abrir o benefício a todas as carreiras remuneradas na forma de subsídio, que exercem atividades típicas de Estado.
Read MoreA leitura do parecer do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), relator da PEC nº 210/2007, foi adiada. Cinco deputados pediram vista à emenda que pretende restabelecer o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração da Magistratura e do Ministério Público.
Read MoreOs reajustes salariais autorizados ao funcionalismo público estão mantidos. Foi isso o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, quinta-feira, aos ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, e Guido Mantega, da Fazenda, durante a reunião da Junta Orçamentária.
Read MoreSobre as últimas notícias veiculadas na imprensa, a exemplo da matéria abaixo, a ANESP informa que vai continuar insistindo para que o governo cumpra seus compromissos. A ANESP apóia a postura rígida que o governo tomou nesses últimos anos em relação aos fundamentos macroeconômicos e percebe os frutos que isso gerou ao País em um período de turbulência financeira.
Read MoreBoas notícias na Esplanada dos Ministérios. Em reunião com representantes das entidades do Fisco, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, garantiu que a segunda parcela do reajuste da categoria está garantida para julho, como previsto no termo do acordo. “Há sinais seguros de recuperação da economia e o reajuste está garantido”, assegurou Duvanier.
Read MoreO diretor de Assuntos Parlamentares e Articulação Institucional, Fernando Decnop, representou a ANESP no encontro realizado ontem (03) com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, para apresentação das entidades que compõem o Movimento em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) e para conversar sobre a valorização da atividade sindical. O deputado ressaltou a satisfação em receber as entidades e se colocou à disposição para discutir projetos de interesse do funcionalismo público.
Read MoreAssim como já ocorre com os trabalhadores da iniciativa privada, servidores da administração direta, autárquica e fundacional também terão de se submeter a exames médicos periódicos.
Read MoreA obrigatoriedade dos exames periódicos para servidores do Executivo Federal só depende de assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Read More