MDEB analisará proposta de virar Central Sindical

Transformar o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) – integrado pela ANESP e outras entidades representativas de carreiras de Estado – em uma nova Central Sindical. Essa foi uma das ideias apresentadas durante reunião realizada ontem (28), no auditório do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

De acordo com o grupo, o governo reconhece com maior facilidade as opiniões das Centrais Sindicais. Entretanto, algumas vezes, as negociações entre os dois lados deixam de fora temas defendidos pelo MDEB – que fica isolado no debate. Esse fato motiva a criação da nova Central.

Para o presidente da ANESP, Ricardo Vidal, “esse é um arcabouço institucional interessante, inclusive para gerar o debate sobre as bandeiras do Movimento”. Todavia, os integrantes concordam que este passo ainda deve ser amplamente debatido, inclusive considerando a possibilidade de trazer outras categorias profissionais para a Central.

Os participantes do encontro decidiram, também, que é preciso resgatar os ideais que deram origem à criação do Movimento. Para tanto, será realizado um seminário de imersão em que serão traçados objetivos, visão estratégica e plano de ação do grupo. “Acho que temos que nos valorizar com qualidades e nos posicionar para a discussão, com foco no serviço para a sociedade”, ressaltou Vidal. A data prevista para o evento são os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

PECs
Outro ponto de discussão foi sobre a atuação do MDEB em relação a algumas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em trâmite no Congresso Nacional. Recentemente aprovada por uma Comissão da Câmara do Deputados, a nº 210/2007 – que trata do adicional por tempo de serviço – teve estratégia bem delineada. As entidades decidiram trabalhar, primeiro, junto às lideranças partidárias da Casa legislativa para evitar um acordo de veto à Emenda. Em seguida, a meta será convencer os deputados da necessidade de isonomia entre carreiras dos três poderes.

O Movimento também resolveu apoiar a aprovação das PECs nº 555/2006 – que revoga a contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (CPSS) – e nº 270/2008 – que dá, ao serviço público, aposentadoria integral por invalidez. Entretanto, os membros consideram que esse será um trabalho de longo prazo e que as Propostas dificilmente serão votadas ainda neste mandato.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP