Sistema de carreiras é debatido em evento do Fonacate e da Servir Brasil

Foto: Mateus Cândido/Fonacate

Com participação da ANESP, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Instituto Servir Brasil realizaram, na tarde da quinta-feira (31), o primeiro de quatro seminários para debater temas relacionados à gestão de pessoas na Administração Pública. Chamada de “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”, a série abordou no primeiro encontro ideias para um novo sistema de carreiras no setor público. 

Participaram do debate o Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso Jr, a assessora da Subsecretaria de Gestão e Finanças da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Maria Isabel Araújo Rodrigues (também professora do curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro - formação para a carreira de EPPGG no estado de MG) e o ex-integrante da carreira de EPPGG de Minas Gerais, atualmente consultor em gestão de pessoas, Felipe Drumond. 

A realização do evento busca disseminar conhecimentos em temas relacionados à organização dos recursos humanos do Estado, consolidando subsídios para o debate acerca da reforma administrativa – tema que pode voltar à centralidade da discussão nos próximos anos. O objetivo do Fonacate e da Servir Brasil é antecipar reflexões em tópicos que consideram fundamentais para a gestão de pessoas no funcionalismo. 

Além do realizado nesta quinta-feira, haverá seminários sobre desenvolvimento e desempenho de pessoas (dia 21/09), planejamento e dimensionamento da força de trabalho (dia 25/10) e sobre modernização e consolidação da força de trabalho (dia 13/12).

Assista ao primeiro encontro aqui: