Morre Rouanet, idealizador da carreira de EPPGG e da Enap

Recebemos no domingo, 03 de julho, a triste notícia do falecimento do diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Para a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) significa a perda de um dos maiores intelectuais brasileiros. Nos solidarizamos com sua família, amigos e com o conjunto da sociedade que compreendeu o papel que Rouanet desempenhou para a cultura e a gestão pública brasileiras enquanto diplomata, professor, tradutor, ensaísta e ministro da Cultura.

Integrante da Academia Brasileira de Letras, a sua trajetória, que inclui a contribuição vital para a legislação de incentivo à cultura, também marcou tanto a filosofia quanto as ciências sociais.

Em particular para a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e para a carreira de Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Sérgio Paulo Rouanet foi fundamental. Ainda em 1982, enquanto diplomata, foi incumbido pelo então Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ramiro Saraiva Guerreiro, de cooperar com o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) na formulação de diretrizes que pudesse levar à criação, no Brasil, de uma Escola Superior de Administração Pública. Assim, Rouanet realizou, no mesmo ano, um trabalho de pesquisa no Brasil e no Exterior que culminou em um relatório intitulado “Criação no Brasil de uma Escola Superior de Administração Pública”. Nele, Rouanet recomendou a implantação no Brasil de um modelo similar ao da França, isto é, a criação de uma escola oficial que teria por finalidade formar indivíduos, aprovados em concurso público, para compor uma carreira constituída por cargos de alta direção.