Entidades mostram problemas graves da PEC 32 em coluna de Míriam Leitão n'O Globo

miriam leitão.jpeg

A jornalista de O Globo, Míriam Leitão, abordou em sua coluna desta terça (22), o tema da Reforma Administrativa em tom crítico, dando voz a alguns representantes de entidades de servidores públicos, entre eles, Pedro Pontual, presidente da Anesp.

O artigo “Reformas para o projeto autoritário”, aponta problemas graves da PEC 32/2020. As intencionalidades e potenciais impactos da Reforma Administrativa são traduzidos pelos dirigentes de algumas entidades como Anesp, Fonacate, Fenafite e Anadep. Em suma, foram destacados: o aumento exorbitante de indicações de cargos em comissão para exercer funções estratégicas, a autorização de que o governo pague salários de empresas privadas e a ausência de dados que comprovem a economia com as mudanças profundas na Constituição, sem que haja melhoria na prestação de serviços públicos.

Há vários outros pontos controversos, explicam servidores, ou pontos que parecem avanços e embutem armadilhas. A exposição de motivos, que acompanha a PEC, diz que o “Estado custa muito e entrega pouco”. Pedro Pontual afirma que “Temos noção de que o serviço público pode ser melhorado, mas dizer que ‘entrega pouco’ é suficiente apenas na mesa de bar."

Acesse a íntegra da coluna aqui.