Em periódico internacional, EPPGG discute Base Industrial de Defesa

O EPPGG Luís Felipe Giesteira publicou, recentemente, artigo na revista Defence and Peace Economics em que analisa a rede que estrutura a Base Industrial de Defesa (BID – Defense Industrial Base, no termo em inglês) brasileira. O objetivo do estudo, feito em coautoria com Thiago Caliaria, Felipe Orsolin Teixeira e Cauan Braga da Silva Cardoso, é identificar setores da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira que tenham potencial para gerar transbordamentos produtivos e tecnológicos.

Acesse aqui a íntegra (em inglês).

Metodologicamente, a fim de alcançar o objetivo proposto, Giesteira e seus colegas selecionaram empresas que venderam para o Ministério da Defesa (MD) entre os anos de 2001 e 2019, a partir da base de dados de compras públicas do Governo Federal brasileiro (ComprasNet). As empresas, justificam os autores, foram escolhidas com base na sua relevância setorial de acordo com trabalhos teóricos anteriores. A contribuição da investigação, explicam, “está na utilização da co-ocorrência de atividades econômicas reportadas pelas empresas, utilizando microdados em um exercício inédito na área de estudos de defesa”. 

As principais conclusões do estudo mostram que os setores dominantes com maior intensidade tecnológica tendem a ter um relacionamento mais próximo e, ainda, uma maior diversidade de relacionamentos dentro da BID, em comparação com outros setores: “Ao definir setores com elevado potencial de interação tecnológica com base em características relevantes como centralidade, intensidade tecnológica e participação orçamentária no MD, conseguimos identificar a existência de clusters setoriais que podem gerar maiores transbordamentos produtivos e tecnológicos, com especial destaque para a fabricação de aeronaves e setores industriais relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”, concluem.


A revista Defence and Peace Economics publica investigações que versam sobre, entre outros tópicos correlatos, economia de defesa; segurança; desarmamento; conflito e paz; segurança nacional; e terrorismo. Saiba mais.