Em nova rodada da MNNP, governo não apresenta proposta de reajuste
O governo federal recebeu nesta quinta-feira (10) Sindicatos e Associações que integram o Fonacate e o Fonasefe, além de Centrais Sindicais, para a terceira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Com a pauta do dia direcionada aos pontos remuneratórios da lista de demandas, havia expectativa de apresentação, pelo governo, de um percentual de recomposição salarial a ser aplicado nos contracheques em 2024, o que não se concretizou.
Segundo exposto, há empenho da equipe do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em encontrar espaço orçamentário para reajuste, mas a apresentação de um percentual dependerá da aprovação do Novo Arcabouço Fiscal. O Secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Feijoó, lembrou que sem ele o aumento teria que se fundamentar no teto orçamentário, o que tenderia a levar a um encaminhamento negativo das negociações. Ressaltou ainda o compromisso do governo em defender os servidores públicos, sobretudo os de menor remuneração.
As rodadas da MNNP seguirão nas próximas semanas. A expectativa da Bancada Sindical é de buscar redução das perdas inflacionárias. Cálculos feitos pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apontam que, em alguns casos, ultrapassa os 30%.
A Presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, participou da reunião desta quinta-feira.