Democracia sai vitoriosa das eleições

Da mais acirrada eleição presidencial da história do Brasil saiu vencedor neste domingo (30), com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais que isso, venceu a democracia brasileira, que resistiu, apesar das denúncias de assédio eleitoral, uso da máquina pública em favor de candidaturas, suspeitas de crimes eleitorais, enxurradas de desinformação e infundadas falas que buscavam pôr em suspeição as urnas.

A democracia só pode ser compreendida amplamente quando associada a liberdade, participação e transparência. A defesa, portanto, de um processo eleitoral limpo, com confiança nas urnas eletrônicas, que novamente garantiram segurança e rapidez nas eleições, segue se fazendo necessária, mesmo após encerrada a apuração dos votos. É necessário enaltecer os trabalhos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seus servidores, que cumpriram fielmente o dever lhes imposto pela Constituição. Agora, é preciso garantir o cumprimento da vontade popular manifestada nas urnas para que tenhamos uma transição dentro dos princípios democráticos. Prosseguir atenta às ameaças à democracia é um compromisso da ANESP.

A ANESP reforça, enquanto entidade da sociedade civil, sua visão da democracia como princípio basilar de sua atuação. Destaca, ainda, a defesa da coisa pública utilizada em benefício de todos e de todas e não capturada por interesses particulares. Estarão na mesa agora a definição do modelo de desenvolvimento para o país, o tamanho do Estado que queremos, o papel do Estado como promotor da igualdade e a orientação da gestão pública e das políticas e serviços públicos que serão entregues aos cidadãos e às cidadãs.

Que em 1º de janeiro de 2023, quando Lula reassumir a Presidência da República, possa se retomar o compromisso com as políticas públicas baseadas em evidências e com a valorização dos serviços e dos servidores públicos. Seguiremos defendendo o aperfeiçoamento da gestão pública e da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - ANESP