Ciclo de debates sobre políticas públicas é promovido por ANESP, FJP e SINDESP

EPPGGDIALOGO_mesa 1.png

Parceria firmada entre a ANESP, a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Sindicato dos EPPGGs do Governo de Minas Gerais (SINDESP-MG) realizará ciclo de debates ao longo de 2021 com foco em políticas públicas baseadas em evidências e que busquem inovação no setor público. 

O ciclo denominado “EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas” receberá integrantes das carreiras de especialistas no âmbito federal e no estado de Minas Gerais, sempre em um debate arejado e de intercâmbio, considerando os desafios para o Estado brasileiro e para os níveis subnacionais em um momento marcado pelas crises geradas pela pandemia de covid-19.

Os 10 (dez) diálogos previstos, que iniciam em 13 de maio e se encerram em 02 de dezembro de 2021, serão transmitidos pelos canais na internet da FJP e vão colocar em pauta os seguintes temas:

  1. Reforma administrativa

  2. Políticas públicas baseadas em evidências

  3. As políticas de saúde e a relação federativa

  4. Governança e gestão de riscos na administração pública

  5. Gestão por competências e avaliação de desempenho no setor público

  6. Governo digital e a experiência do usuário

  7. Políticas públicas de igualdade e inclusão racial

  8. Inovação no setor público

  9. O uso de tecnologia na educação

  10. Políticas públicas para inclusão de gênero

Para a EPPGG e diretora da ANESP Virgínia Bracarense Lopes, “este ciclo de debates significa uma oportunidade de compartilhamento de experiências, teóricas e práticas, que os membros das carreiras de EPPGG acumulam ao longo de suas trajetórias profissionais. Trata-se de profissionais formados e dedicados a lidar com desafios públicos, comuns às diferentes esferas governamentais, desenhando e implementando políticas públicas para o aperfeiçoamento do Estado brasileiro.” 

O primeiro evento, que ocorrerá no dia 13 de maio, foi organizado em dois momentos: uma mesa de abertura com autoridades e o debate sobre a Reforma Administrativa. Foram convidados a prestigiarem a abertura do ciclo de debates, a Secretária SEPLAG/MG Luisa Barreto, a Vice-Presidente da FJP Mônica Bernardi, o Secretário de Gestão do ME Cristiano Heckert, a Vice-Presidente ANESP Lilia Rahal, o Presidente Sindesp-MG João Vitor Fonseca, e o professor da FGV e EPPGG aposentado Francisco Gaetani. 

Pedro Pontual, presidente da ANESP, e Felippe Drummond, EPPGG de Minas Gerais - e consultor da equipe do Deputado Tiago Mitraud à frente da Reforma Administrativa - vão dar suas contribuições sobre as análises que têm feito sobre a PEC 32/2020. Será uma oportunidade de avaliar como a reforma irá ocorrer após sua aprovação, uma vez que o texto em discussão remete grande parte dos institutos para normatização posterior. A moderação será feita pela jornalista e apresentadora Érica Vieira. 

A parceria firmada que irá conectar EPPGGs é uma ação que fomenta a missão da carreira, “compartilhar vivências do campo de públicas, que é tão vasto e complexo, pode trazer soluções práticas para os contextos desafiadores que os especialistas em políticas públicas vivenciam diariamente. Com certeza, o ciclo de debates engrandece nossa jornada profissional e nos faz vislumbrar novas possibilidades e condutas focadas na excelência do serviço público”, afirma Maria Isabel Araújo Rodrigues, diretora da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP).

Para João Vitor Fonseca, presidente do SINDESP-MG, a iniciativa “destaca a atuação impactante de EPPGGs em diversas áreas, demonstrando a importância de uma carreira de Estado preparada que faz a diferença por onde passa. Este evento, com toda a diversidade de temas governamentais e sua respectiva apresentação por EPPGGs, especialista e atuante em cada assunto, comprova a minha fala.”

Serviço: 

Ciclo de Debates “EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas”

Dia 13/05/2021 

10h - Abertura

11h - Debate sobre a Reforma Administrativa 

Transmissão: Youtube da Fundação João Pinheiro