Audiência pública e reunião com presidente da Comissão Especial marcam semana da ANESP

anespnareformaagenda 21-25.png

A participação do presidente da ANESP, Pedro Pontual, na primeira audiência pública sobre a Reforma Administrativa na Comissão Especial da PEC 32/2020 na Câmara dos Deputados e reuniões com parlamentares marcaram a semana da Associação.

Na terça (22), Pontual foi um dos convidados da Comissão Especial para debater inovação na administração pública. Ele salientou que não faz sentido usar o setor privado para moldar o serviço público, como têm feito os defensores da PEC 32/2020, já que os dois são essencialmente diferentes.

Um ato público na Esplanada dos Ministérios contra a PEC 32 e em defesa do serviço público foi o destaque da quarta (23), cuja manhã foi ocupada pela participação de Pedro Pontual no programa de Eduardo Moreira no Youtube. Outro compromisso com a imprensa foi a entrevista concedida por Pontual à TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Na quinta (24), o deputado federal Rubens Bueno (CIDADANIA-PR) recebeu a ANESP junto com as demais associações que compõem o Fonacate. Destacaram-se alguns dos principais pontos criticados na proposta, como o impacto nos atuais servidores, a possibilidade de indicação política inclusive para cargos técnicos e a ausência completa de debate sobre o caos que se instalará no dia seguinte à aprovação da PEC com o texto atual.

ANESP e as entidades do Fonacate também se reuniram na sexta (25), dessa vez com Fernando Monteiro (PP-PE), deputado federal que preside a Comissão Especial da Reforma Administrativa. Buscou-se expor preocupações das categorias quanto ao texto e à tramitação da PEC, e nivelar as informações disponíveis sobre o andamento do trabalho da Comissão.

Os representantes das carreiras de Estado ressaltaram impactos que a redação gera aos atuais servidores, além de problemas no fim da estabilidade e na possibilidade da indicação e demissão de pessoas a cargos técnicos por motivação político-partidária. 

Reuniões com sindicatos e entidades e com o Movimento Pessoas à Frente completaram a agenda da semana.