ANESP em defesa da democracia

As tentativas de promover um golpe militar cristalizadas nos atos terroristas de 8 de janeiro do ano 2023 foram derrotadas. A articulação imediatamente promovida pelo Presidente Lula envolveu os representantes do Poder Legislativo e do Poder Judiciário no plano federal, bem como os governadores de Estado e demais entidades da sociedade civil organizada. A defesa dos valores democráticos e das instituições republicanas foi fundamental para isolar aqueles que buscavam destruir os símbolos mais essenciais da Nação.

A resposta ao golpismo veio sob a forma de uma ampla unidade em defesa do Estado democrático de direito e na exigência de instauração de processos no Supremo Tribunal Federal para apurar e condenar os responsáveis e os mandantes dos crimes cometidos. Desde as primeiras horas, a ANESP se somou à extensa corrente que se construiu para garantir que não lograsse êxito a tentativa de ruptura da ordem democrática e institucional.

A nossa associação jamais vacilou em todos os momentos em que se tratava de defender um Brasil justo e voltado para a defesa dos interesses da maioria de sua população. Os saudosistas da ditadura militar jamais esconderam o seu desejo de promover um retrocesso aos tempos da tortura, do estado de exceção e da falta de liberdades. A superação da trágica noite que se abateu sobre a Nação em 1º de abril de 1964 só ocorreu depois de muita luta e resistência, com a consolidação da transição democrática e por meio da promulgação de uma nova Constituição em 1988.

Os intentos de destruição e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal não ficarão impunes. A recuperação da triste memória de tais atos deverá servir para que o mote “Nunca mais!” seja reverberado pelos quatro cantos de nosso território e lembrado como alerta para as futuras gerações. É fundamental que, a cada novo início de ano, a data de 8 de janeiro seja vivenciada como a condenação do golpismo e apontada como os riscos apresentados pelos projetos dos extremistas de direita.

A ANESP reafirma seu compromisso com a democracia e com a defesa de uma estrutura estatal capaz de oferecer serviços públicos de qualidade para a maioria de seu povo. A carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental guarda em sua gênese a preservação de um Estado que seja capaz de assegurar a todos os direitos essenciais previstos na Constituição. Nossa condição de servidores públicos nos obriga a exigir condições para que seja apresentado um leque amplo de oportunidades para o exercício pleno da cidadania e para a redução das desigualdades sociais, econômicas e de toda a sorte.

O debate de ideias e a convivência com projetos divergentes são fundamentais no ambiente democrático. A intolerância e o extremismo dos golpistas devem ser condenadas desde sempre. Neste dia em que o Brasil comemora o primeiro ano da derrota da tentativa do golpe, a ANESP se soma a esse vasto movimento em defesa da democracia e de um Estado forte e voltado para todos.

Brasília, 8 de janeiro de 2024.

Diretoria da ANESP