ANESP e ABRAJI certificam mais de 1 mil jornalistas no curso de políticas públicas

As três edições do curso “Políticas Públicas para Jornalistas”, realizadas pela ANESP em parceria com a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), certificaram ao todo 1.117 jornalistas de todas as regiões do país. 

O número foi alcançado após o término da terceira edição, neste mês de outubro, que já alcançou mais de 3.700 visualizações das aulas e emitiu 253 certificados. A primeira edição do curso aconteceu em 2021, superou 3 mil visualizações e certificou 304 jornalistas. Em 2022, a segunda edição, com foco nas Eleições, teve mais de 6.100 visualizações e certificou 560 jornalistas.

“Essa participação de tantos jornalistas evidencia a necessidade de se produzirem mais materiais e eventos sobre políticas públicas. A carreira de EPPGG está muito bem posicionada para contribuir com essa demanda, e seguirá colaborando”, afirma o diretor da ANESP, Frederico Coutinho.

A iniciativa conjunta buscou preencher uma lacuna na capacitação de jornalistas para a compreensão do ciclo das políticas públicas baseadas em evidências, desde seu desenho, passando pela implementação até a avaliação. Neste ano, com 9 aulas online, que poderiam ser assistidas pelos alunos ao vivo ou assincronamente, durante um mês, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) abordaram os conceitos-chave da governança pública, casos exemplares, órgãos responsáveis e indicadores essenciais para a avaliação das políticas públicas. 

O curso, totalmente gratuito, apresentou aos profissionais de imprensa perspectivas de quem lida diretamente com o assunto, demonstrando a atuação dos servidores e órgãos do Estado enquanto fontes para o jornalismo.

A interação dos alunos com os professores foi uma marca do curso nas três edições, com diversas perguntas mobilizando os debates. Além da disponibilidade das aulas no canal do YouTube da ANESP, com acesso livre após o período de conclusão das duas primeiras edições do curso, também foram fornecidas aos alunos, por meio da plataforma de cursos da ABRAJI, todas as apresentações elaboradas pelos docentes e material complementar, como bibliografia, materiais de pesquisa e indicações de plataformas governamentais.