Carreira de EPPGG será tema de painel no Congresso do CLAD

Representante da ANESP apresentará artigo sobre a evolução e o impacto da criação da carreira no Estado Brasileiro 

 O Congresso CLAD será realizado em Quito, no Equador, entre 11 e 14 de novembro. Foto: Cantú Guerra

O Congresso CLAD será realizado em Quito, no Equador, entre 11 e 14 de novembro. Foto: Cantú Guerra

A carreira de Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) será tema de painel no XIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento - CLAD. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, em Quito, no Equador, e tem como tema a Reforma do Estado e a Administração Pública.  A experiência da Carreira de EPPGG no Brasil será apresentada pela vice-presidente da ANESP, Aleksandra Santos.

O trabalho destaca a evolução da Carreira por meio de dados sobre os níveis de escolaridade, sexo, faixa etária, dentre outros. A pesquisa, por exemplo, revela que mais de 60%, dos aproximadamente 1.000 gestores, ocupam cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS). Outra preocupação da pesquisa está em desfazer alguns mitos, como: há excesso de mobilidade? Os últimos concurso têm aprovado candidatos mais jovens? Qual o número de doutores na Carreira?

A apresentação da vice-presidente da ANESP fará parte do painel “El rol de los gerente públicos en el fortalecimento del Estado: la experiencia de los cuerpos profesionales latinoamericanos”. Neste painel, também serão apresentadas experiências argentinas e peruanas em outros três trabalhos listados abaixo (em espanhol).

Gustavo Martinovich (Coordinador)
Presidente. Asociación de Administradores Gubernamentales (AAG). Argentina

Aleksandra Pereira dos Santos
Vicepresidente. Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP). Brasil

Andrés Alfonso Martin Corrales Angulo
Gerente. Autoridad Nacional del Servicio Civil (SERVIR). Perú

Víctor Daniel Piemonte
Coordinador General. Cuerpo de Administradores Gubernamentales (CAG). Secretaría de Gabinete y Coordinación Administrativa (SGCA). Jefatura de Gabinete de Ministros (JGM). Argentina

Clique aqui e saiba mais sobre o Congresso do CLAD (em espanhol).