ONU abre período de inscrições para o United Nations Public Service Awards 2015

EPPGG podem se inscrever no mais prestigiado prêmio do mundo em gestão pública

Salão de conferências da sede da ONU na Coreia do Sul. Foto: ONU Brasil / Divulgação

Salão de conferências da sede da ONU na Coreia do Sul. Foto: ONU Brasil / Divulgação

Está aberto até 31 de outubro o período de inscrição de iniciativas governamentais para concorrer ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA, na sigla em inglês). O concurso tem o objetivo de dar reconhecimento internacional às ações de órgãos do setor público que geram eficiência e inovação às administrações públicas em países de todo o mundo.

As inscrições devem ser feitas online em http://bit.ly/1BnMicQ até o dia 31 de outubro de 2014. Neste mesmo link há esclarecimentos e detalhes sobre como concorrer ao prêmio.

A edição de 2015 do UNPSA premiará iniciativas em quatro categorias: (1) Aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos; (2) Estimulo à participação em decisões sobre políticas públicas por meio de mecanismos inovadores; (3) Promoção de abordagens integradas para todo o governo na era da informação; (4) Promoção de prestação de serviços públicos responsivos a gênero.

Leia mais (em inglês) sobre a premiação.

Prêmio para iniciativa brasileira
Entre 23 e 26 de junho deste ano, em Seul, na Coreia do Sul, a edição 2014 do UNPSA premiou três iniciativas brasileiras, uma do Governo Federal e outras duas na esfera estadual. O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Daniel Avelino, associado e membro do Conselho de Ética da Associação dos EPPGGs (ANESP), representou o país na premiação. O Vol 13 n 2 da Revista ResPvblica Especial Eleições traz entrevista com o EPPGG sobre a conquista brasileira. A nova ResPvblica será lançada nesta quinta-feira (21), no Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça.  

A iniciativa “Fórum Interconselhos”, desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, foi considerada a melhor no estímulo à participação do cidadão na tomada de decisões governamentais. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, com o "Programa Mãe Coruja”, ficou em primeiro lugar dentre as iniciativas de programas de governo voltadas para a questão de gênero. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul conquistou o segundo lugar com o projeto “Central do Cidadão, Transparência e Acesso à Informação”, na categoria sobre promoção do acesso à informação às ações governamentais. Os prêmios são entregues por região, com o Brasil disputando entre os países da América Latina e do Caribe.

Sobre o UNPSA
O Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público homenageia projetos que combatem a pobreza e promovem o desenvolvimento sustentável. A premiação é entregue durante o Fórum de Serviço Público da ONU. Tanto o Fórum quanto o Prêmio visam apoiar a realização dos objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente entre os países membros, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa é coordenada pelo Centro Global para Excelência do Serviço Público do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com informações da ONU.