ONU abre período de inscrições para o United Nations Public Service Awards 2015

EPPGG podem se inscrever no mais prestigiado prêmio do mundo em gestão pública

  S  alão de conferências da sede da ONU na Coreia do Sul.  Foto: ONU Brasil / Divulgação

Salão de conferências da sede da ONU na Coreia do Sul. Foto: ONU Brasil / Divulgação

Está aberto até 31 de outubro o período de inscrição de iniciativas governamentais para concorrer ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA, na sigla em inglês). O concurso tem o objetivo de dar reconhecimento internacional às ações de órgãos do setor público que geram eficiência e inovação às administrações públicas em países de todo o mundo.

As inscrições devem ser feitas online em http://bit.ly/1BnMicQ até o dia 31 de outubro de 2014. Neste mesmo link há esclarecimentos e detalhes sobre como concorrer ao prêmio.

A edição de 2015 do UNPSA premiará iniciativas em quatro categorias: (1) Aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos; (2) Estimulo à participação em decisões sobre políticas públicas por meio de mecanismos inovadores; (3) Promoção de abordagens integradas para todo o governo na era da informação; (4) Promoção de prestação de serviços públicos responsivos a gênero.

Leia mais (em inglês) sobre a premiação.

Prêmio para iniciativa brasileira
Entre 23 e 26 de junho deste ano, em Seul, na Coreia do Sul, a edição 2014 do UNPSA premiou três iniciativas brasileiras, uma do Governo Federal e outras duas na esfera estadual. O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Daniel Avelino, associado e membro do Conselho de Ética da Associação dos EPPGGs (ANESP), representou o país na premiação. O Vol 13 n 2 da Revista ResPvblica Especial Eleições traz entrevista com o EPPGG sobre a conquista brasileira. A nova ResPvblica será lançada nesta quinta-feira (21), no Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça.  

A iniciativa “Fórum Interconselhos”, desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, foi considerada a melhor no estímulo à participação do cidadão na tomada de decisões governamentais. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, com o "Programa Mãe Coruja”, ficou em primeiro lugar dentre as iniciativas de programas de governo voltadas para a questão de gênero. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul conquistou o segundo lugar com o projeto “Central do Cidadão, Transparência e Acesso à Informação”, na categoria sobre promoção do acesso à informação às ações governamentais. Os prêmios são entregues por região, com o Brasil disputando entre os países da América Latina e do Caribe.

Sobre o UNPSA
O Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público homenageia projetos que combatem a pobreza e promovem o desenvolvimento sustentável. A premiação é entregue durante o Fórum de Serviço Público da ONU. Tanto o Fórum quanto o Prêmio visam apoiar a realização dos objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente entre os países membros, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa é coordenada pelo Centro Global para Excelência do Serviço Público do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com informações da ONU.