ANESP discute com gestores direitos de gestantes e lactantes nesta sexta (20)
Reunião solicitada pelo grupo Renascimento do Parto será às 10h na sala 402 do Anexo II do Ministério da Justiça
Um dos compromissos assumidos em campanha pela nova gestão da ANESP é a articulação em torno dos direitos do servidor em relação à família com cuidado especial com a gestação e licenças maternidade e paternidade dos gestores. Para dar início ao debate, diretores da Associação e gestoras membros do grupo Renascimento do Parto, que possuem demandas específicas relacionadas à licença maternidade e período de amamentação, se reúnem a partir das 10h desta sexta-feira (20), na sala 402 do Anexo II do Ministério da Justiça. O evento será aberto a todos os interessados.
A vice-presidente da ANESP, Aleksandra Santos, explica a iniciativa. “Nós precisamos rever os direitos relativos à maternidade e a aplicação deles. A nossa intenção é articular uma proposta concreta que envolva o maior número de carreiras do serviço público possível. Por isso, convidamos os interessados para que compareçam e que somem forças conosco”, enfatiza.
As propostas iniciais são por um período de licença maternidade que seja considerado como tempo de efetivo exercício também para fins de estágio probatório; solicitação de redução de carga horária até os dois anos da criança com ou sem redução proporcional na remuneração; aplicação e revisão do período para licença paternidade e também a viabilidade para a redução da carga horária do pai também com ou sem redução proporcional na remuneração.