ANESP realiza primeira audiência com a ministra Esther Dweck e destaca contribuição de EPPGGs para transformar o Estado 

A diretoria recém empossada da ANESP reuniu-se na última sexta (1º) com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Foi a primeira audiência da atual gestão com a ministra do MGI e teve por objetivo realizar uma aproximação entre os membros da nova diretoria e a Pasta, com foco nos interesses da carreira de EPPGG.

Read More
Mesa de Negociação: governo aguarda arrecadação extra para reajuste em 2024; mobilizações serão intensificadas

Foi realizada na tarde desta quarta (28), no auditório do DNIT, mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com a presença de representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e de entidades representativas dos servidores públicos federais, entre elas, a ANESP.

Read More
Nova rodada com a mesa de negociação: entidades realizam ato na quarta em frente ao DNIT

Entidades representativas dos servidores vinculadas ao Fonacate, ao Fonasefe e às centrais sondicais, entre elas a ANESP, realizarão ato em torno da Campanha Salarial 2024 na próxima quarta-feira (28/2), a partir das 13h30, em frente ao prédio do DNIT, em Brasília.

Read More
“Qual reforma tributária?”, questiona EPPGG em artigo

Em artigo divulgado na Revista Necat, publicação do Núcleo de Economia Catarinense, o EPPGG Paulo Kliass identifica que o conjunto de interesses contraditórios em torno do tema da reforma tributária acaba por limitar o leque de alternativas a serem debatidas e aprovadas pelo Congresso Nacional. Assim, embora haja consenso sobre a necessidade de uma reforma, não se alcançam acordos sobre qual reforma efetivar.

Read More
Seminário da Enap sobre gestão de pessoas no serviço público tem participação de EPPGG

A Enap realiza no próximo dia 7 de março, às 09h30, com transmissão pelo canal do Youtube, o seminário "Janela Avaliação: as políticas de gestão de pessoas no serviço público e seus desafios". A atividade marca o encerramento da parceria firmada entre a Escola, a República.org e a Flacso Brasil para a realização da 2ª edição desta chamada pública que seleciona órgãos e entidades de quaisquer esferas para o recebimento, de forma gratuita, do serviço Assessoria para Avaliação. Roberto Pojo, EPPGG e Secretário de Gestão e Inovação do MGI, é um dos palestrantes do seminário.

Read More
Campanha salarial e organização da carreira: diretoria da ANESP cria comissão com associados

Tendo em vista a recomendação de nossa última Assembleia Geral, realizada em 18 de janeiro, e as necessidades de ampliação do debate a respeito das estratégias de médio e longo prazos para a campanha salarial e as oportunidades de organização da carreira, a diretoria da ANESP decidiu criar uma comissão, de caráter consultivo, encarregada para este fim.

Read More
No Jota, EPPGG fala sobre implementação do PGD na administração federal

Após editar duas instruções normativas ao longo de 2023, o governo federal remodelou o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). As atualizações do programa são discutidas no “Por Dentro da Máquina”, newsletter do Jota, e o EPPGG Roberto Pojo – secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação e responsável pela implementação do PGD na administração federal – conversou com a reportagem.

Read More
Até 25/03: envio de artigos sobre implementação de políticas industriais e inovação

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abriu o processo de submissão de artigos científicos para a nova edição especial da Revista do Serviço Público (RSP). Desta vez, o tema é dedicado a capacidades estatais para implementação de políticas industriais e  inovação. Pesquisadores, especialistas e gestores públicos podem submeter os artigos autorais até 25 de março.

Read More
Nota da ANESP: Defesa da democracia é valor permanente e inegociável

A democracia é um valor que se constrói cotidianamente. Partindo dessa compreensão, a ANESP busca permanentemente valorizar e defender a democracia e os direitos assegurados à população, por meio dos serviços e das políticas públicas eficientes e de qualidade, e indo além, combatendo as desigualdades sociais e econômicas e as discriminações. Por isso, qualquer iniciativa que vise a desestabilização do país por meio de atos golpistas, afirmados pela intolerância, extremismos e o não reconhecimento da vontade popular expressa nas urnas, receberão o enfrentamento intransigente da ANESP pela garantia da ordem democrática. 

Read More
Convite: posse da nova diretoria da ANESP

É com grande satisfação que convidamos para a cerimônia de posse da diretoria da ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, que ocorrerá no dia 29/02 (quinta-feira), às 19h, na sala Nexus, da Enap, em Brasília-DF.

Read More
MONICA RODRIGUES
Nota da Assecor rebate fala de Lira sobre orçamento

A Assecor (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento) emitiu uma nota em que rebate a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), na abertura do ano legislativo, na última semana, em que ele reduz o papel dos servidores especializados no tema na elaboração e aplicação do orçamento nacional. 

Read More
Ministra Esther Dweck volta a defender alternativa à PEC 32/2020

A PEC 32/2020, que propõe uma reforma administrativa, voltou a ser pauta no início desta semana. Em entrevista a jornalistas, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou que tem a intenção de construir uma alternativa à atual proposta, que é entendida como danosa ao funcionamento do Estado: “O que a gente quer construir é uma agenda comum em torno da reforma administrativa, em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a Casa Civil, o Legislativo, o Judiciário e a sociedade civil”, afirmou a ministra.

Read More
ANESP apoia nota do Fonacate repudiando estudo que distorce dados do funcionalismo

Matéria publicada na Folha de S. Paulo nesta segunda (5), intitulada "Carreiras do Executivo têm ganho salarial de até 60% acima da inflação", recebeu nota de repúdio do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). A ANESP, enquanto integrante do Fórum, apoia a publicação da nota e subscreve os argumentos trazidos pelo texto.

Read More
Governança da IA é tema de artigo de EPPGG no Valor Econômico

Francisco Gaetani, EPPGG aposentado e, atualmente, secretário extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), escreveu artigo no Valor Econômico em que debate a governança da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo: “A governança dos algoritmos é um imperativo inescapável, o que significa que arranjos regulatórios nacionais e internacionais logo se multiplicarão. É uma questão de tempo”, escreve. O texto tem coautoria de Virgilio Almeida, professor associado ao Berkan Klein Center da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Read More