Saiba como é a trajetória dos EPPGGs no serviço público
A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), também conhecidos como “gestores”, ganhou uma plataforma que permite conhecer a trajetória desses servidores nos órgãos públicos. A iniciativa “Pitadas do Conhecimento” é da Coordenação-Geral de Gestão das Carreiras Transversais (CGCAT) na Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia.
De fácil navegação, a ferramenta permite ter acesso a dados e gráficos sobre a trajetória funcional, ao longo de 21 anos, dos membros da carreira de EPPGG. Onde atuaram e quanto os EPPGGs se movimentaram no último? Onde estavam em dezembro de 2021? Quais os órgãos mais populares entre os gestores? Onde desejam atuar no futuro? Descubra acessando aqui a ferramenta.
Cada edição de novos dados da ferramenta enfocará um tema relevante sobre os profissionais da carreira. O menu degustação conta com várias janelas, cada uma dedicada a um tipo de informação.
Sobre a carreira
A carreira de EPPGG foi criada pela Lei 7.834, de 12 de agosto de 1989, três anos após a criação da Escola Nacional de Administração Pública, local de formação desses novos servidores. No entanto, a carreira foi extinta pelo Governo Collor e restaurada pela Lei 8.460, de 17 de setembro de 1992. O concurso público para a primeira turma de EPPGGs ocorreu em 1987. De lá para cá, foram realizados outros 12 concursos. O último, em 2013, foi anulado por decisão judicial. Hoje estão na ativa pouco mais de 800 EPPGGs, em diversos órgãos e áreas de atuação distintos.
Há uma forte reivindicação da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) junto ao Ministério da Economia para que seja realizada novos concursos, de forma a repor os especialistas que atuam na esfera federal.