E-book da Fiocruz traz lições da pandemia em 9 países; EPPGG é uma das organizadoras
O e-book “Políticas e Sistema de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições” foi lançado nesta quarta-feira (6) pela Editora Fiocruz em conjunto com o Observatório Covid-19 Fiocruz. A EPPGG e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, é uma das organizadoras junto a mais dois pesquisadores, Adelyne Maria Mendes Pereira e Carlos Machado de Freitas. Todos são professores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
O livro está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros e encerra a série Informação para Ação na Covid-19, uma parceria entre o Observatório e a Editora Fiocruz. A obra segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia, mapeando a evolução do vírus e as ações de enfrentamento.
"A resposta dos países foi bastante variada no que concerne à capacidade de adoção de medidas de contenção e mitigação e à efetividade das ações implementadas", afirmam os três pesquisadores, no texto de apresentação da coletânea.
A pesquisa que originou o livro, intitulada Os Sistemas de Saúde no Enfrentamento à Covid-19: experiências de vigilância e atenção à saúde em perspectiva comparada, abrangeu nove países de três regiões do mundo. Da Ásia, foram incluídas a China e a Coréia do Sul, atingidas pela Covid-19 em uma fase mais precoce. Da Europa, a segunda região no decorrer da evolução da pandemia, foram analisados os casos de Alemanha, Espanha e Reino Unido. Na região das Américas, atingida mais tardiamente, quatro países foram estudados: Argentina, Brasil, Canadá e México.
Foram pesquisadas as políticas de enfrentamento da covid-19 em cada uma dessas nações, considerando seus contextos e características prévias de seus sistemas e coberturas de saúde, além das estratégias adotadas no âmbito da atenção e da vigilância. "O livro também analisa, em perspectiva comparada, esses países, buscando identificar aspectos positivos e limites, bem como extrair lições para o fortalecimento da capacidade dos sistemas nacionais de saúde no enfrentamento desta e de futuras emergências sanitárias", reflete Cristiani Machado.