Presidente da ANESP participa da primeira Assembleia Geral do Instituto Servir Brasil de 2026

Crédito: Servir Brasil

Daniel Avelino, presidente da ANESP, representou a Associação na primeira Assembleia Geral do Instituto Servir Brasil, que ocorreu na manhã da quarta-feira (4) em Brasília. O encontro marcou oficialmente a abertura das reuniões ordinárias da entidade neste ano.

“A integração das carreiras é cada vez mais importante para que possamos pautar a defesa do serviço público, assim como adotar estratégias para evitar e prevenir retrocessos nessa área”, afirma Avelino, destacando a abertura do ano judiciário e a retomada das atividades do Congresso Nacional.

A reunião, conduzida pelo presidente do Instituto Servir Brasil, Alison Sousa, reuniu lideranças e entidades representativas do serviço público para o debate de pautas estratégicas da agenda institucional.

Entre os principais temas discutidos, destacam-se a derrubada do Veto nº 45/2025, com o objetivo de restabelecer o índice integral de reajuste aprovado pelo Congresso Nacional no PL nº 4.750/2025; a aprovação do PL nº 5.120/2025, que trata do reajuste salarial dos servidores do Ministério Público da União (MPU); a concessão de auxílio-nutrição para servidores aposentados; o apensamento da PEC nº 555/2006 à PEC nº 6/2024, que trata do fim da contribuição previdenciária de aposentados; o enfrentamento à proposta de Reforma Administrativa (PEC nº 38/2025); e a reestruturação das carreiras do Poder Judiciário da União (PJU) e do MPU.

A ANESP segue atenta e mobilizada em 2026, atuando de forma articulada com as demais entidades representativas do funcionalismo público na defesa dos direitos e interesses dos integrantes da carreira de EPPGG, bem como dos servidores públicos em geral.