EPPGG recebe menção honrosa no Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas

O EPPGG Rafael Leão recebeu menção honrosa no XXVIII Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, com o trabalho “O Impacto dos Royalties da Exploração de Recursos Naturais nas Finanças Públicas Municipais do Brasil: Estimativas a Partir de Instrumentos Bartik Modificados”, escrito em coautoria com Danúbia da Cunha, Cláudio dos Santos e Rodrigo Rabelo.

No artigo em questão, Leão e coautores aprofundam a discussão acerca da distribuição de royalties aos municípios em decorrência da exploração de recursos naturais no Brasil. Em termos gerais, o trabalho faz uma investigação do impacto simultâneo dos royalties da exploração de petróleo e gás; mineração; e uso de recursos hídricos para eletricidade sobre as finanças públicas municipais, com detalhamento de circunstâncias que sugerem mecanismos de endogeneidade na distribuição destes royalties. Os autores propõem uma técnica de variável instrumental para lidar adequadamente com o problema,  com resultados econométricos indicando associação dos royalties à expansão de gastos em saúde e educação, entre outros.

O evento anual do Tesouro Nacional foi criado em 1996 e dedica-se a reconhecer e valorizar contribuições significativas no campo das finanças públicas. Veja mais detalhes e os outros premiados aqui.