ANESP é citada em reportagem sobre autotestes para detectar covid-19
A circulação de novas variantes do vírus da covid-19 tem gerado uma alta de casos da doença no Brasil. A preocupação com a nova onda fez a prefeitura de São Paulo, por exemplo, distribuir 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus da cidade. Além do uso da máscara, contudo, outra medida eficaz de controle da circulação do vírus é a sua rápida detecção e o isolamento das pessoas infectadas. Nesse sentido, os autotestes – disponíveis em farmácias – podem ser bons aliados na luta contra a doença.
Em reportagem que explica como realizar o autoteste e como ler seus resultados, a revista Seleções cita a ANESP: “Caso o teste apresente um resultado positivo, não se desespere. Segundo orientações da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o mais indicado é permanecer em casa”. O texto mostra um passo a passo de como fazer o teste, como entender seus resultados e o que fazer em casos positivos - leia a íntegra.
A ANESP foi protagonista na defesa de políticas públicas de testagem e controle da covid-19 no Brasil, incentivando a distribuição de equipamentos de proteção individual, as campanhas de vacinação e políticas de testagem em massa. Ainda em janeiro deste ano, a Associação, em parceria com o Observatório COVID-19 BR e a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), encaminhou ofício para o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e para o presidente da Anvisa solicitando urgência na elaboração de uma política de testagem universal para contenção da covid-19 no país. A pressão funcionou e os autotestes foram liberados semanas mais tarde.
Confira como foi a atuação da ANESP ao longo do período da pandemia: