Iniciativa de ANESP e Abraji, curso de políticas públicas para jornalistas inicia sua 3ª edição

Teve início nesta terça-feira (19/09) a terceira edição do curso gratuito “Políticas Públicas para Jornalistas”, realização conjunta de Anesp e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Na abertura, Elizabeth Hernandes, presidenta da Anesp, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse curso se inspira em nossa vocação de construir cidadania e democracia, por meio de uma ação que qualifica o trabalho de um outro grupo também especialista em democracia, que são os profissionais da comunicação”. 

“A gente que trabalha com políticas públicas, sabe a importância crucial da comunicação qualificada em um tempo em que a desinformação avança. A gente sabe que desinformação pode causar mortes ou sequelas graves, tanto no aspecto individual quanto coletivo”, complementou Hernandes, antes de passar a palavra para o EPPGG Marcelo Gonçalves, que conduziu o primeiro dia de curso. De forma introdutória, Gonçalves apresentou o que é e qual o processo da política pública, ou seja: como ela se desenvolve. “Os problemas surgem em um lugar; as soluções com frequência surgem em outro. Essas coisas só se encontram se o conjunto de forças políticas contribuem para isso – inclusive as forças políticas que operam no espaço da mídia”, afirmou.

O curso, voltado para jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o país, está dividido em nove aulas, todas na modalidade online, que ocorrerão às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. Os alunos percorrerão conceitos e objetivos das políticas públicas e aprenderão sobre indicadores, desenho e dimensionamento, orçamento e financiamento, mapeamento de meios e insumos, e monitoramento e avaliação de políticas públicas. Após as aulas, os conteúdos estarão disponíveis em versão gravada – os vídeos serão disponibilizados por meio da plataforma de cursos da Abraji e serão veiculados, também, no canal de YouTube da Anesp.

Assista à primeira aula. 

O próximo encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 21/09, e será ministrada por Sheila Tolentino, com o tema “Indicadores, bases de dados e Lei de Acesso à Informação”. A segunda aula será acessível aqui.

Clique para saber mais detalhes do cronograma.