Governo anuncia novos concursos; saiba para onde e o que pode mudar

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou na última semana a autorização para realização de novos concursos no governo federal. São 4.436 cargos efetivos em dez órgãos da Administração Federal. 

Considerando os certames autorizados anteriormente neste ano, são 5.880 vagas abertas em 2023. Há dez anos, o governo federal não realizava novos concursos. 

A tabela a seguir lista os concursos anunciados na sexta-feira (16/6). 

Mudanças nas provas

Conforme reportagem do Correio Braziliense, o governo federal estuda mudanças na aplicação de provas para seleção de servidores públicos. A ideia é dar força ao Projeto de Lei 2258/2022, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto do ano passado e, atualmente, encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A proposta inclui, entre os principais pontos, a adoção de etapas realizadas em ambiente online em novos concursos públicos.

Também prevê a adoção de avaliações psicológicas, exames de higidez mental ou testes psicotécnicos, que seriam conduzidos "por profissional habilitado nos termos da regulamentação específica".

Até o momento não existe uma manifestação oficial do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre eventuais mudanças nas provas dos concursos públicos. 

Concurso para EPPGG

Considerando que o último concurso para EPPGG ocorreu há aproximadamente 14 anos e que quase metade dos 1.760 cargos criados para a carreira estão vagos, a ANESP segue demandando a realização de novos concursos públicos para EPPGG. Em abril deste ano, em reunião da ANESP com a Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), que é responsável pela gestão da carreira, houve a indicação de que o concurso para EPPGG poderia estar no segundo bloco de certames, a ser anunciado ainda em 2023.