GNova cria aplicativo para apoiar o uso de ciências comportamentais em políticas públicas
Está disponível na loja playstore o Simples mente, aplicativo criado pelo Laboratório GNova para ser utilizado no dia a dia por servidores públicos e demais interessados em aplicar ciências comportamentais em políticas públicas. Usuários são guiados para melhor entender um problema público e gerar ideias de possíveis soluções com elementos comportamentais. Em breve estará disponível também para iOS.
Ao formular e implementar políticas e serviços, os agentes públicos devem ser capazes de colocar os cidadãos no centro de suas preocupações. As ciências comportamentais podem complementar os instrumentos tradicionais - como regulação, informação e incentivos econômicos - ao incluir evidências sobre como as pessoas de fato tomam suas decisões.
Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, diz que “as ciências comportamentais falam das nossas escolhas e como elas impactam nossa vida, desde decisões como vacinar-se ou não, pagar ou não impostos, declarar o imposto de renda, poupar e investir, por exemplo”. Segundo ela, o foco está na forma como os indivíduos tomam suas decisões, definem suas escolhas e os comportamentos impactam, em última instância, nas normas sociais. E completa: “para melhorar a vida dos cidadãos, é necessário compreender como a sociedade decide e faz seus julgamentos no cotidiano”.
A Enap trabalha há quatro anos com o tema ciências comportamentais em suas pesquisas, cursos, experimentos, publicações, palestras e projetos com instituições de governo. Se você quer conhecer mais sobre o tema, há bastante material em gnova.enap.gov.br/simplesmente, sob a licença Creative Commons, que permite o compartilhamento e a utilização ampla dos conteúdos.
Simples mente, doze letras com infinitas possibilidades
O Simples mente é uma ferramenta materializada em um jogo de cartas que permite a geração de insights para atuação em políticas públicas a partir da aplicação, de forma clara e acessível, de elementos comportamentais identificados na prática e na literatura, inclusive internacional. A organização das letras em forma de acrônimo representa 12 elementos comportamentais: Simplificação, Incentivos, Mensageiro, Priming, Lembretes e compromissos, Emoção, Saliência, Modelos mentais, Ego, Normas sociais, Tendência pelo padrão e Escassez.
Ao acessar o aplicativo criando login e senha, o usuário escolhe a área do problema que quer resolver (como educação, saúde, economia), informa o problema e define uma personagem que pratica ou deixa de aplicar determinado comportamento. Também identifica causas e, ao final, terá um painel com as informações reunidas nessa fase inicial.
Na próxima etapa, o aplicativo faz perguntas com base em cada um dos elementos do Simples mente, para que sejam registradas ideias de solução. Para cada letra (elemento) há referências, possíveis aplicações e exemplos de solução.
Quer ver como é na prática? Emoções são inerentes à tomada de decisão. Você já viu um texto que diz: “Não faça promessas quando estiver feliz. Não discuta quando estiver com raiva. E não tome decisões quando estiver triste”? Parece autoajuda, mas tem fundamento, concorda? Então, para ajudar você na hora do elemento emoção, você terá:
Referência
Respostas emocionais a palavras, imagens e eventos podem ser rápidas e ocorrer antes da percepção consciente ao que se está reagindo.
Tais respostas são importantes para a sobrevivência, mas podem se mostrar inadequadas em diversas situações
As emoções influenciam fortemente a tomada de decisão
Estados de humor podem influenciar julgamentos, sobrepondo-se a decisões deliberadas, podendo ser contrários à lógica ou ao interesse próprio
Nosso controle executivo pode inibir ou modular o comportamento induzido por um estado emocional.
Insights
Será que existe algum fator emocional interferindo na participação dos usuários nesse programa?
Será que eles podem estar com medo de dar uma informação e perder o benefício, ou com raiva de ter que preencher esses formulários complicados, ou envergonhados por ter que solicitar o benefício?
Como eu poderia ajudar a superar essas respostas emocionais para ajudá-los a tomar as melhores decisões para eles?
Possíveis aplicações
Campanhas para a segurança no trânsito costumam empregar imagens que suscitam emoções de medo e luto, com o intuito de reduzir comportamentos de risco (dirigir sob efeito de drogas ou usando celular, por exemplo)
Imagens retratando as piores consequências do uso do cigarro são comumente empregadas para induzir emoções como repulsa, visando a supressão (ou redução) do hábito de fumar.
Exemplo de solução
Estabelecer um período entre uma decisão e sua efetivação, em casos que envolvam elevada carga emocional
Considerar possíveis emoções que os envolvidos poderiam experienciar em seu contato com um programa/serviço.
Mobilizar emoções via estratégias de comunicação para promover mudança de comportamento.
Para cada um dos 12 elementos você terá o mesmo tipo de dicas. E ao final, você terá um checklist com o problema definido no início, as possíveis soluções com base nas respostas que você forneceu ao aplicativo. Quanto maior a riqueza de dados que você inseriu, mais rico será seu painel final, que pode ser compartilhado ou baixado em outra plataforma.
Finalmente, teste o aplicativo em seu trabalho e nos projetos e desafios de inovação.
Para aprofundar o tema, veja o livro que deu origem ao aplicativo
“Ciências comportamentais e políticas públicas”, dos autores Antonio Claret Campos Filho, João Sigora e Manuel Bonduki foi lançado em 2020, quando a atenção e esforços estavam voltados para combater a pandemia da Covid-19. Em seu prefácio, o livro já afirmava que “a tragédia se faz sentir impreterivelmente em vias humanas e lança desafios econômicos e sociais expressivos e crescentes. Vivenciamos um momento único, em que discussões sobre o papel das ciências comportamentais, no comportamento individual e em sociedade, têm ganhado cada vez mais relevância”.
Aqui você acessa o conteúdo integral do livro que pode ajudar você a entender melhor o Simples mente: https://bit.ly/ciencias_comportamentais