Folha: EPPGG é destaque em matéria sobre mulheres na área de infraestrutura

Foto: Michel Jesus/ANEEL

A Folha de São Paulo publicou matéria em que debate a participação crescente de mulheres na área de infraestrutura. A EPPGG Agnes Costa – única mulher na diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) – aparece com destaque no texto, devido à iniciativa “Sim, elas existem”, lançada por ela e pela colega Renata Isfer em 2018. Trata-se de um projeto cujo objetivo é, entre outros pontos, pautar o discurso sobre diversidade e inclusão de gênero no setor de energia e mineração, exaltando as contribuições das mulheres em um setor que tem, historicamente, predominância masculina. “Porque existem muitas mulheres aptas a assumir os principais cargos de liderança do setor de energia e mineração” é o slogan do projeto – confira a página oficial no LinkedIn.

A EPPGG explica que se trata de um esforço para se corrigir uma injustiça estrutural, que ela exemplifica da seguinte maneira: “Minha mãe é professora, e fala que as meninas têm síndrome de boa aluna. São super estudiosas, dedicadas e, na escola, a nota boa vem como consequência. Na carreira, não. Podemos demorar para entender isso. A questão da consciência de gênero é tipo óculos: só quando você veste começa a enxergar coisas que nem via antes”.

O “Sim, elas existem” foi criado quando Costa e Isfer cursavam o programa “Mulheres e Poder: Liderança em um Novo Mundo”, da Harvard Kennedy School of Government. Na época, ambas atuavam no Ministério de Minas e Energia. Isfer, que é presidenta-executiva da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás), explicou o início da ideia: “O curso exigia um projeto prático. A gente viu que não tinha nenhuma mulher em cargos importantes. Para justificar o injustificável, o discurso era que não achavam mulher na hora de promover. Resolvemos mostrar que tinha”. Foi com esse mesmo espírito que elas listaram, em 2018, 193 nomes e os entregaram ao governo de transição. Em 2022, repetiram o ato: desta vez, a lista tinha 399 nomes.

Leia a matéria da Folha na íntegra.