CPNU: Governo publica edital de convocação para os cursos de formação

Foi publicado no DOU desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, o Edital Específico Nº 2, de Convocação para os Cursos de Formação, que constitui a última etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A partir do dia 4 de fevereiro serão convocados para o curso de formação candidatos aprovados para vários cargos, entre eles, o de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Esta formação é a que tem maior duração em relação a outras carreiras do CPNU. 

De acordo com o edital, o processo de convocação está organizado em três fases, e a publicação final da lista de candidatos convocados para matrícula nos cursos de formação se dará no dia 28 de fevereiro. Confira o cronograma:

O curso de formação para a carreira de EPPGG terá 580 horas de duração, no formato presencial, a ser realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Os candidatos que cumprirem toda a carga horária sairão com título de pós graduação. 

“A realização do concurso para a carreira de EPPGG em 2025 representa uma grande conquista para nossa carreira. Trata-se do resultado de uma luta encabeçada pela ANESP, que também propiciou avanços salariais junto com as demais carreiras no acordo assinado no ano passado. A organização do Curso de Formação para os 150 futuros colegas também deverá representar um marco importante para assegurar uma turma com capacidade profissional e visão do Estado voltada para servir à construção do futuro do País e na defesa da maioria da população. Contando com a tradição e a experiência da ENAP para esse tipo de evento, o curso será o mais longo de todas as carreiras que participam do CPNU – serão 580 hs na forma presencial”, destacou o diretor da ANESP Paulo Kliass. 

Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (14/1), a ministra do MGI, Esther Dweck, informou que serão convocados para participar dos cursos de formação 2.305 candidatos, sendo 150 para o cargo de EPPGG. 

A convocação do candidato para o curso de formação em um cargo específico implica a eliminação desse candidato para os cargos menos preferidos em relação ao cargo para o qual foi convocado.

Ao frequentarem os Cursos de Formação, os candidatos poderão perceber, mensalmente, a título de auxílio financeiro, 50% (cinquenta por cento) da remuneração da classe inicial prevista em lei para o cargo para o qual estão realizando o curso de formação, sobre o qual incidirão os descontos legais, desde que o candidato não seja servidor público federal que tenha optado pelo recebimento do vencimento do seu cargo efetivo.