FCRB e ANESP debatem o CPNU e a inovação na gestão de pessoas no governo federal

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 13 de setembro, das 14h30 às 17h30, no Rio de Janeiro, o tema “Concurso Público Nacional Unificado e novas estratégias de gestão de pessoas no governo federal” será discutido a partir da palestra com o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI), José Celso Cardoso Jr., tendo como debatedores, a EPPGG  Aparecida Chagas (MGI), Fernando Coelho (UFABC) e Pedro Menezes (UnB). A moderação será feita por José Antônio da Silva (FCRB). 

É possível acompanhar o evento pelo YouTube ou presencialmente, na sala de cursos da FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro. 

A atividade integra simultaneamente os Ciclos de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras (parceria entre FCRB e ANESP) e sobre Direito e Sociedade (parceria entre FCRB e AJD), ambos do Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente - PRO-Rui, da Fundação. 

Sobre o debate

Criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) tem por objetivo promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação de provas; aprimorar métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. Um modelo inovador de seleção concretizado na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Além do CPNU, o MGI está desenvolvendo o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), que impulsiona a efetividade de sua política de gestão de pessoas. Trata-se de uma ferramenta para subsidiar o planejamento central da força de trabalho, integrando-a a ações de gestão de pessoas de recomposição e de desenvolvimento de competências institucionais, abrangendo movimentações, novos provimentos, contratações temporárias, capacitação, desenvolvimento ou a implantação do Programa de Gestão  de Desempenho (PGD) do governo federal. Os órgãos aderentes ao CPNU já deverão utilizar o DFT para a alocação de seus novos entrantes.

Conheça os participantes

José Celso Cardoso Jr. (palestrante)

Economista pela FEA/USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) e doutor em Desenvolvimento pelo IE/Unicamp, José Celso é servidor do IPEA e pesquisador em temas do Estado, Instituições, Planejamento e Democracia, além de Trabalho e Proteção Social no Brasil. Em 2023, assumiu o desafio de liderar o órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal enquanto secretário de Gestão de Pessoas no MGI.

Aparecida Chagas (debatedora)

EPPGG e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente exerce o cargo de diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.

Fernando Coelho (debatedor)

Professor de Gestão Pública da USP. Doutor e mestre em Administração Pública pela FGV-SP. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e coordenador da Divisão Acadêmica de Administração Pública da ANPAD. Integra o Movimento Pessoas à Frente, com o qual contribui com pesquisas sobre melhoria do sistema de ingresso no setor público e modernização dos concursos públicos no Brasil.

Pedro Menezes (debatedor) 

Doutor e mestre em psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV do Departamento de Administração e a função de Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração, onde mantém uma agenda de pesquisa sobre a implementação de políticas estratégicas de gestão de pessoas no setor público. É um dos coordenadores do Grupo Projectum de pesquisa interdisciplinar e aplicada, a partir do qual desenvolve modelos, métodos e tecnologias científicas de gestão organizacional e de pessoas para organizações do setor público e privado. Foi responsável pela coordenação do projeto de cooperação que resultou no desenvolvimento do Sistema de Dimensionamento de Pessoas do MGI.

José Antonio da Silva (moderador)

Possui estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP) na área de Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sua pesquisa reconhecida com o 1º lugar do Prêmio CAPES de Tese (Edição 2021), na área de avaliação de Comunicação e Informação, com o tema Transparência Pública. Mestre em Administração (UFF). É Analista em Ciência da Tecnologia da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e ocupa a função de coordenador-geral de Administração na FCRB. Autor da obra “Transparência Pública: Sob o Prisma Legal, Tecnológico e Arquivístico".

Serviço

Evento “Concurso Público Nacional Unificado e novas estratégias de gestão de pessoas no governo federal”

13 de setembro, sexta-feira, 14:30/17:30

Sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.