Evento da FCRB debaterá as possibilidades de um “desenvolvimentismo sustentável”

Existe um desenvolvimentismo complexo e sustentável? Essa é a pergunta central de evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) que reunirá, em sua sede, no Rio de Janeiro, no dia 8 de outubro, o economista Ricardo Bielschowsky, autor do premiado “Pensamento Econômico Brasileiro: O Ciclo Ideológico do Desenvolvimentismo”; Mayra Juruá, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal); Nelson Marconi, da FGV-São Paulo; e João Romero, da UFMG.

A proposta do encontro é debater de que forma a agenda contemporânea deve ir além do simples crescimento econômico, articulando três dimensões fundamentais: a complexidade econômica, visando ampliar a capacidade de inovar, diversificar setores produtivos e gerar competitividade em escala global; a sustentabilidade ambiental, a partir da adoção de modelos que preservam recursos naturais e enfrentam a crise climática; e a equidade social, com o foco em garantir a inclusão, reduzir desigualdades e fortalecer a cidadania.

Bielschowsky fará a palestra de abertura, com o tema “O Ciclo Histórico do Desenvolvimentismo”; em seguida, a mesa de debates com os outros convidados discutirá os desafios e as perspectivas de um desenvolvimentismo complexo e sustentável. A mediação será de Felipe Gesteira, secretário adjunto de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A ANESP é uma das apoiadoras do evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação.

Saiba mais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS