EPPGGs em Diálogo debate políticas públicas baseadas em evidências no 2º encontro
A série EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas realiza o seu segundo encontro no próximo dia 10 de junho, às 19h, dando continuidade à iniciativa conjunta da Fundação João Pinheiro, da ANESP e do SINDESP-MG.
Natália Koga e Pedro Palotti, EPPGGs federais, e Raphael Vasconcelos e Gilmar Cota, EPPGGs do Estado de Minas Gerais, são os convidados que irão debater o tema Políticas Públicas Baseadas em Evidências. A live será moderada pela pesquisadora e docente da FJP Carla Bronzo.
A temática é de grande relevância para o universo das políticas públicas e abordará como a administração pública pode e deve valer-se do uso de diferentes fontes de informação (internas e externas à administração, científicas, acadêmicas etc.) e das formas de analisá-las, para subsidiar a definição de estratégias de atuação e a construção dos processos decisórios do setor público.
Uma abordagem que expõe a necessidade de termos políticas públicas desenhadas, implementadas, monitoradas e avaliadas com base em evidências, que também demandam atenção a elementos culturais, pessoais, contextuais e de interesse, caracterizando o arranjo múltiplo e diversificado do campo de públicas, e que vem ganhando cada vez mais espaço na orientação da construção das agendas governamentais e das respostas dadas a problemas complexos e cotidianos da sociedade.
Sobre os participantes
Carla Bronzo: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese sobre o tema da pobreza e políticas de proteção social. Pesquisadora e professora nos cursos de graduação, especialização e mestrado em administração pública da FJP. Atua com os temas da desigualdade social, pobreza, proteção social, avaliação de políticas públicas e outros.
Natália Koga: Doutora em Ciência Política pela University of Westminster/Reino Unido, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro da carreira de EPPGG do Ministério da Economia. Atualmente é pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest). É professora do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Pedro Palotti: Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro da carreira de EPPGG do Ministério da Economia. Atualmente está em exercício no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É professor no Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
Raphael Vasconcelos: Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral, certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP®) e pela Axelos Global Best Practice como PRINCE2® Practitioner. Pós-graduado em Liderança e Gestão Pública no Centro de Liderança Pública em parceria com a Universidade de Harvard (Cambridge, MA, EUA). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Ocupa, atualmente, o cargo de Subsecretário de Trabalho e Emprego, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais.
Gilmar Cota: Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro com especializações em Gestão Pública pela UFSJ e em Relações Internacionais pela Damásio Educacional. Diretor de Articulação e Planejamento da Educação Profissional, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais.
Até dezembro de 2021 serão 10 encontros. Assista ao 1º Encontro da série.
Serviço
EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas
2º Encontro: Políticas Públicas Baseadas em Evidências
Dia 10/06 – às 19h