EPPGG produz estudo sobre a imagem do Brasil na mídia internacional quando o assunto é agronegócio

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A indisponibilidade de análises recentes sobre a reputação internacional do Brasil com foco no agronegócio foi a oportunidade criada pelo EPPGG Jucelino Moreira Bispo para o desenvolvimento do “Diagnóstico de Imagem - A Insustentabilidade do Agronegócio Brasileiro sob a Ótica da Mídia Internacional”.

Sabendo-se que é a partir da percepção pública global que são tomadas decisões de investimentos, consumo e, até mesmo, de cooperação internacional, o diagnóstico de imagem junto a públicos estratégicos ganha ainda mais relevância para a consolidação de uma reputação internacional positiva, no médio e longo prazo.

A metodologia utilizada por Bispo no estudo catalogou e analisou 2.617 artigos publicados na mídia internacional, no decurso do ano de 2019, majoritariamente, em português, inglês e espanhol, em um total de 4.480 páginas, aos quais foram aferidos pesos em razão da relevância do veículo, do teor da análise e da sua repercussão.

Complementarmente, foram analisados relatórios internacionais de comércio, desenvolvimento, investimentos, meio ambiente, de imagem, alimentação e de tendências em mídias sociais. Os principais veículos de mídia internacional identificados são provenientes de países desenvolvidos e com larga tradição na produção e difusão de conteúdo jornalístico, a exemplo dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha e França. Na América Latina destaca-se a cobertura de veículos da Argentina, México, Uruguai, Colômbia e Peru.

Entre as conclusões, o autor identifica que a percepção internacional do setor agropecuário brasileiro tem estado muito aquém do desejado pelas autoridades governamentais e pelos atores privados que reconhecem nisso um obstáculo à agregação de valor aos produtos nacionais. Dentre as diversas razões para o reforço dessa lacuna entre a identidade da agropecuária brasileira e sua imagem internacional está a repercussão negativa na mídia internacional dos fatos atinentes ao setor, alguns indiretamente, dada a transversalidade do tema, a exemplo 247 das questões ambientais, conforme comprovado neste diagnóstico de imagem, elaborado com o intuito de mensurar o grau de distorção entre a forma como o agronegócio brasileiro se vê e busca se apresentar internacionalmente e como a mídia o retrata, tendo como espaço temporal o ano de 2019, primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Acesse o estudo na íntegra.


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