EPPGG defende educação financeira aos mais pobres em live do Valor
A Live do Valor, programa transmitido de segunda a sexta pelo Youtube do jornal, debateu, no último dia 28 de outubro, o tema “Políticas de proteção social e como inovar com instrumentos financeiros”. O EPPGG, economista e especialista sênior em proteção social do Banco Mundial Tiago Falcão e o economista sênior do Banco Mundial Matteo Morgandi foram os entrevistados pela jornalista Lucianne Carneiro.
Os dois economistas são autores de um estudo, feito a pedido do Ministério da Cidadania em função de uma cooperação técnica, que apresenta sugestões de instrumentos financeiros e inovações para fortalecer os trabalhadores de baixa renda no país (Enhancing Resilience of Low Income Workers in Brazil – Financial Instruments and Innovations).
Para além dos programas de transferência de renda – com importância já reconhecida -, o Brasil deveria investir em iniciativas para ampliar a capacidade de poupança da população mais vulnerável e em iniciativas de educação financeira para este público, entre outros instrumentos financeiros capazes de minimizar as dificuldades em momentos de crise. A defesa dessas medidas foi feita pelos economistas, que argumentam que é possível aumentar a resiliência financeira das famílias brasileiras por meio da poupança e outros instrumentos, alguns inclusive sem necessariamente gerar tanto peso fiscal.