Em ano eleitoral, ARCA lança propostas para desenvolvimento sustentável

Com o objetivo de fornecer subsídios programáticos ao debate eleitoral, a ARCA (Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável) está lançando um documento que traduz o entendimento e a visão plural sobre as diversas políticas setoriais em execução ou em discussão no Brasil, identificando os principais obstáculos que precisam ser removidos para que Estado, mercado e sociedade possam cooperar de forma mais efetiva no alcance dos objetivos fundamentais da Constituição Federal de 1988.

Intitulada “O Brasil pode mais: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, a publicação será lançada na próxima segunda-feira (13/06), às 9h, na sede da Afipea, no auditório do Edifício Seguradoras (Setor Bancário Sul).

A ARCA congrega diversas associações e sindicatos que, juntos, representam mais de 20 mil servidores públicos. Ao longo de 2021, uma série de conferências fizeram um balanço crítico-propositivo acerca de temas e questões cruciais a um projeto de desenvolvimento sustentável para o Brasil; a publicação traz uma síntese do que se debateu durante esse processo, que envolveu servidores públicos, dirigentes sindicais, lideranças partidárias, especialistas temáticos e personalidades da sociedade civil.

Na análise de José Celso Cardoso Jr., presidente do AFIPEA-Sindical (Sindicato Nacional dos Servidores do IPEA) e coordenador da Conferência ARCA, “pela abrangência, profundidade e velocidade da destruição colocada em curso desde 2016, a reconstrução do país é obra para uma geração ou mais de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento brasileiro”. O documento, portanto, pretende tornar visíveis lições do momento presente para que a sociedade organizada possa “enfrentar os sobressaltos e rupturas institucionais que colocaram o país nas mãos de um governo ilegítimo, imoral e impopular”, afirma Cardoso.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail: comunicacao@arcadesenvolvimento.org