Diálogos Públicos: pacto interfederativo em prol de negócios de impacto social e ambiental
Mais um artigo da parceria entre a Coluna Diálogos Públicos do UOL e a ANESP é publicado nesta semana: “Um pacto interfederativo para apoiar empresas de impacto social e ambiental”, de autoria de Lucas Maciel, EPPGG e ex-secretário-Executivo e cofundador da Enimpacto.
No texto, Maciel demonstra que a agenda de apoio aos investimentos e negócios de impacto é convergente em todo o espectro partidário, e aproxima esquerda e direita na defesa de um empreendedorismo com propósito social e ambiental.
Isso é demonstrado pela Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), que visa construir conjuntamente as bases do que se delineia como uma articulação nacional em prol dos empreendimentos e investimentos com propósito social e ambiental. Atualmente, oito estados possuem políticas de investimentos e negócios de impacto instituídas: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Desde 2017, a Enimpacto tem reunido técnicos de 16 órgãos de governo e representantes da sociedade civil e da iniciativa privada, e conseguido influenciar no desenho de programas de apoio ao setor, como o lançamento de Fundos de Impacto pelo BNDES e a criação de programas de aceleração de startups de impacto.