CPNU: Nomeação de 141 EPPGGs é autorizada pelo MGI

Foi publicada nesta terça-feira, 30 de setembro de 2025, a Portaria MGI nº 8.314, que autoriza a nomeação de cento e quarenta e uma (141) pessoas aprovadas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024 para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Para a ANESP, a entrada de novos EPPGGs na Administração Pública Federal, por meio de concurso público, representa a coroação de uma trajetória de mobilização em defesa do fortalecimento da carreira, do serviço público e da qualidade das políticas públicas entregues à população. Nos últimos anos, a Associação teve como prioridade a realização de novo concurso, após 15 anos sem certames.

Ao tomar conhecimento do formato inovador do CPNU em 2024, a ANESP promoveu debates para esclarecer os impactos do modelo de seleção e orientar seus associados. Também colaborou na organização do curso de formação dos EPPGGs, etapa decisiva para a aprovação final, e segue defendendo a nomeação do cadastro reserva.

A ANESP dá boas-vindas aos aprovados e aprovadas, desejando sucesso em sua jornada profissional. A presença desses especialistas em diferentes áreas do governo fortalecerá a capacidade do Estado de formular, implementar e avaliar políticas públicas mais eficazes, justas e inovadoras, ampliando os benefícios à sociedade brasileira.