Com EPPGG Marcelo Gonçalves, Nexo discute o que é ser antirracista

entreaberta03_home.png

O que significa ser antirracista no Brasil? É a pergunta feita no quarto episódio do “Entreaberta”, podcast do Nexo Jornal produzido em parceria com o Instituto de Governo Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil. O podcast é voltado para o diálogo com acadêmicos e ativistas sobre o papel das políticas públicas e da sociedade civil diante das desigualdades do país.

Neste episódio, o “Entreaberta” traz para o debate, os efeitos da morte de João Alberto Freitas, em novembro de 2020, que gerou ondas de protesto pelo país e discussões sobre como o racismo foi um fator no caso. E também o massacre no Jacarezinho e a morte de Kathlen Romeu, em 2021, que foram algumas das dores que vieram se somar a esse luto, que tem como pano de fundo a questão racial.

Para além da violência, num cenário em que a pandemia de covid-19 escancara as desigualdades brasileiras, acadêmicos e ativistas redobram esforços para fazer avançar uma agenda antirracista no país. 

Foram entrevistados:

Marcelo Gonçalves, cientista político e especialista em políticas públicas e gestão governamental

Mariana de Paula, é coordenadora do LabJaca, laboratório de dados e narrativas localizado na comunidade do Jacarezinho

Sheila de Carvalho, advogada de direitos humanos, faz parte da Uneafro e participa da Coalizão Negra por Direitos

Silvio Almeida, professor, advogado, doutor em filosofia e presidente do Instituto Luiz Gama. É autor do livro “Racismo Estrutural”

 Ouça o podcast “Entreaberta” aqui.

Com informações do Nexo.