Com participação da ANESP, Fonacate lança campanha salarial 2024

O Fórum Nacional Permanentes de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, em ato virtual realizado na tarde desta terça-feira (20), em nome das entidades afiliadas, entre elas a ANESP, a campanha salarial 2024. O movimento busca recompor o poder de compra da remuneração dos servidores e servidoras de carreiras típicas de Estado do Executivo Federal visando os anos de 2024 a 2026.

A Presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, participou do lançamento da campanha. O vídeo foi transmitido ao vivo na ocasião (assista abaixo).

Entre fevereiro e abril deste ano, as categorias negociaram, de maneira emergencial, aumento de 9% na remuneração para reduzir perdas inflacionárias acumuladas, no caso de EPPGGs, entre Jan/2019 (penúltimo reajuste concedido) e Mai/2023 (reajuste mais recente). Entretanto, a inflação acumulada no período se aproximou de 30% (IPCA).

O Presidente do Fonacate, Rudinei Marques, lembrou ainda que os Poderes Legislativo e Judiciário, assim como servidores do MPU e DPU, já aprovaram reajuste escalonado até 2025 (6% a cada ano). Enquanto isso, o governo federal não sinalizou com qualquer percentual ao Executivo, que também possui auxílio alimentação significativamente menor.

Além da demanda salarial, outras pautas coletivas estão na mesa, como a regulamentação da negociação coletiva, a data-base e a licença classista com ônus para a Administração Pública.