ANESP lança publicação sobre impactos da Inteligência Artificial na gestão pública
Nesta quinta-feira (21/12), a ANESP lança uma coletânea de artigos que discutem o impacto da Inteligência Artificial (IA) na administração pública e na sociedade. Os sete artigos de “Inteligência artificial e gestão pública: mundo em transformação” foram escritos por membros da carreira de EPPGG, além de dois convidados, que compartilham suas reflexões, análises e propostas sobre o tema.
Em geral, os autores abordam diferentes aspectos da IA, como seus benefícios e riscos para o serviço público, a necessidade de regulamentação e governança, a influência nas campanhas políticas, as consequências para o futuro do trabalho e dos sindicatos e as possibilidades de um Estado mais humano e centrado nas pessoas.
Seis dos artigos já haviam sido previamente publicados em veículos de imprensa, mas de maneira esparsa; há, ainda, um texto inédito em que Paulo Brunet e Elizabeth Hernandes explicam o conceito e as aplicações da IA, bem como os desafios e oportunidades que ela traz para o fortalecimento das entidades representativas dos servidores públicos.
“É uma iniciativa da ANESP para contribuir com o debate sobre um tema novo, desafiador e que pode contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas e o desenvolvimento do país”, escreve Elizabeth Hernandes, presidenta da ANESP, na apresentação da coletânea.
Clique aqui para ler “Inteligência artificial e gestão pública: mundo em transformação” na íntegra.
Confira a lista de autores:
Diana Coutinho: integrante da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente, está cursando o doutorado em Métodos Quantitativos na Universidade da Pensilvânia e atuando como Vice Presidente de Educação em Negócios do Penn Graduate Consulting Club.
Elizabeth Hernandes: graduada em Educação Física, mestre em Saúde Coletiva, doutora em Epidemiologia. Trabalhou em diversos órgãos como MEC, Justiça, Presidência da República, Integração Nacional, tendo atuado a maior parte do tempo nos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social. Atualmente, aposentada pela carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, preside a ANESP e atua na Imprensa Nacional.
Francisco Gaetani: professor da Ebape/FGV e secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Aposentado pela carreira de federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Frederico de Morais Andrade Coutinho: graduado em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, mestre em Administração pela UnB. Com experiência no setor público desde 2006, em 2011 ingressou na carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Paulo Brunet: pós-graduado em Gestão pela LSE e em Marketing e Comunicação Digital pelo IESB. Cursa MBA em Gestão de Projetos da Esalq/USP. Iniciou a carreira na Comunicação, mas há 10 anos atua como Gerente Geral na ANESP. É Alumni Ambassador da Universidade de Londres no Brasil.
Pedro Cavalcante: integrante da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Doutor em Ciência Política e Professor do mestrado e doutorado em Administração Pública no IDP e Enap.
Ricardo Lins Horta: integrante da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, doutor em Direito (UnB) e mestre em Neurociências (UFMG), atualmente é assessor na Secretaria de Políticas Digitais da Secom, da Presidência da República.
Victor Martins Pimenta: Integrante da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Direitos Humanos e Cidadania (UnB), atualmente Diretor de Direitos na Rede e Educação Midiática na Secretaria de Políticas Digitais da Secom, da Presidência da República.
Virgílio Almeida: Professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard, professor emérito da UFMG e ex-secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.