ANESP inicia duas consultas a EPPGGs deliberadas em Assembleia de janeiro

A ANESP abre nesta quinta-feira, 03 de março, duas consultas junto a integrantes da carreira e a associados. Ambos os levantamentos foram deliberados na Assembleia Geral Extraordinária iniciada no dia 11 de janeiro de 2022, que tratou sobre medidas pela recomposição de perdas inflacionárias dos servidores públicos.

É importante ressaltar que são apenas consultas, não vinculantes, a partir das quais a ANESP irá analisar o posicionamento da carreira, observando a confidencialidade das informações. Não significa, portanto, que as medidas objeto das enquetes serão implementadas ou terão prosseguimento automático.

1. Disponibilização de cargos comissionados

A primeira consulta foi enviada somente para os e-mails dos EPPGGs que ocupam cargos comissionados (base coletada em novembro de 2021 no Portal da Transparência). Esse levantamento tem por objetivo verificar a adesão de EPPGGs ao movimento de entrega de cargos às chefias imediatas – que tem ocorrido em órgãos e carreiras de estado do serviço público federal –, caso o Ministério da Economia não inicie negociação sobre a recomposição de perdas inflacionárias na remuneração de EPPGGs e demais servidores.

Esse movimento de adesão se daria por meio da subscrição de EPPGGs detentores de cargo a uma carta da Associação, na qual os signatários colocariam os cargos à disposição. Essa carta, se elaborada, será um documento confidencial sob guarda da ANESP até a sua entrega ao Ministério da Economia, e os nomes não serão divulgados, sob nenhuma hipótese, pela Associação. Além disso, trata-se de uma consulta que não implica em pedido de exoneração imediata.

A consulta ficará aberta até as 23h59 do dia 10 de março. Aqueles que optarem em não responder à consulta serão considerados abstenções. Caso não tenha recebido o e-mail, favor escrever para: gerentegeral@anesp.org.br

2. Não substituição de colegas em cargos comissionados

A segunda consulta, que será direcionada a associados/as, visa verificar se estariam dispostos a subscrever a uma lista de EPPGGs que não substituiriam colegas em cargos que porventura sejam tornados vagos por conta da mobilização em protesto pela abertura de negociação sobre a reposição de perdas inflacionárias na remuneração.

A subscrição à lista se daria em momento posterior, de forma que a presente consulta objetiva verificar o quórum de adesão. Os dados aqui tratados serão anonimizados. Caso a lista seja elaborada, será um documento confidencial mantido pela ANESP. 

A consulta ficará aberta até as 23h59 do dia 10 de março. Aqueles que optarem em não responder à consulta serão considerados abstenções. Caso não tenha recebido o e-mail, favor escrever para: gerentegeral@anesp.org.br