ANESP apresenta a carreira para as turmas de EPPGG em formação
Foto: Paulo Brunet/ANESP
A ANESP esteve ao longo de junho, no curso de formação de EPPGGs, na Enap, apresentando aspectos da carreira e de sua associação para as duas turmas em formação. O curso é etapa classificatória do CPNU e ocorre até 18 de agosto de 2025.
Elizabeth Hernandes, que preside a ANESP, e o diretor Paulo Kliass, conduziram esse diálogo junto aos futuros integrantes da carreira em dois momentos. O encontro coma Turma 1 ocorreu em 26 de junho, enquanto a reunião coma Turma 2 deu se em 30 de junho.
Este é um espaço previsto na grade curricular do curso de formação, estruturado pela Enap, para que os membros das carreiras que vão entrar no serviço público federal possam conhecer, se apropriar e avaliar os espaços de organização associativas e de participação sindical.
A ANESP apresentou um breve histórico da carreira e da própria associação, abrindo em seguida um momento para dúvidas e demandas da parte dos futuros colegas. Dentre outros aspectos destacam-se itens como: i) a necessidade de garantias de recebimento da bolsa até o momento da posse; ii) a remuneração da bolsa em isonomia com os colegas APOs (Analistas de Planejamento e Orçamento), que receberam 50% do valor do subsídio de ingresso e não da classe inicial; iii) garantia da convocação dos demais colegas no cadastro reserva para o próximo curso de formação.
A diretoria da ANESP reafirmou que segue em contato com a direção do MGI e da Enap para assegurar que tais reivindicações sejam atendidas.
O curso tem carga horária de 580 horas, é realizado em regime integral e dedicação exclusiva, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira. O encerramento está previsto para 30 de julho.