RenovaBio - Nova Política Nacional de Biocombustíveis é o tema do ANESP Debates desta terça-feira (29)

dest ANESP Debates - RenovaBio.jpg

A política pública que traça estratégia para reconhecer o papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, o RenovaBio, é o tema do ANESP Debates desta semana. Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Marlon Arraes e Marcus Eugênio são os debatedores convidados. Alex Canuto, Presidente da ANESP, o mediador. O evento tem início às 18h desta terça-feira (29) e transmissão ao vivo no Facebook, via fanpage dos EPPGGs.

O debate "RenovaBio - Nova Política Nacional de Biocombustíveis”, além da transmissão online, pode ser acompanhado no local de sua realização, na sede da Pública - Central do Servidor (Setor de Autarquias Sul, quadra 6, bloco K, Edifício Belvedere, 5º andar).

A transmissão via Facebook permite interações, perguntas e mensagens, que serão selecionadas e respondidas pelos debatedores durante as discussões. Depois de sua realização, a íntegra do debate fica disponível na rede social, permitindo ao espectador interessado no tema, mas que não pode acompanhar ao vivo. Para atender a essa audiência, é possível enviar perguntas e mensagens desde já, para o e-mail gerentegeral@anesp.org.br.

Sobre os debatedores

Marlon Arraes Jardim, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004 (8ª Turma), lotado no Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília com MBA em Gestão Executiva da Indústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pelo Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP. Coordenador-Geral de Etanol no Departamento de Biocombustíveis desde 2005, atuou anteriormente na iniciativa privada na Fiat Automóveis s.a. e na Johnson Controls – Brasil.

Marcus Eugênio Gonçalves Rocha, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2009 (14ª Turma), lotado no Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG). Trabalhou na formulação e implementação de políticas de desenvolvimento regional e irrigação no Ministério da Integração Nacional (outubro de 2012 a março de 2017),  tendo atuado anteriormente no Ministério da Educação e no Governo do Estado de Minas Gerais.

RenovaBio

O RenovaBio é uma política de Estado que objetiva traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira, tanto para a segurança energética quanto para mitigação de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. Diferentemente de medidas tradicionais, o RenovaBio não propõe a criação de imposto sobre carbono, subsídios, crédito presumido ou mandatos volumétricos de adição de biocombustíveis a combustíveis.

ANESP Debates

Esta é a quinta edição do ANESP Debates. Anteriormente, foram realizados debates sobre Uber e TáxiGov - Regulação de Novas Modalidades de Transporte, em 23 de agosto; Lei Rouanet e Políticas de Incentivo e Financiamento da Cultural, no dia 8 de agosto, com os EPPGGs Geraldo Horta e Thalles Siqueira; Lei de Migração, realizado no dia 25 de julho, com os EPPGGs Mariana Carvalho e João Granja; e sobre Reforma da Previdência, realizado no dia 9 de maio com os EPPGGs Luis Henrique Paiva e Paulo Kliass. Somados, os debates alcançaram a timeline de mais de 25 mil pessoas, conquistando a audiência de mais de 8.500 usuários, 107 compartilhamentos e 180 reações, como curtidas e ameis.