Presidente da ANESP apresenta histórico da carreira de EPPGG para gestores governamentais de Pernambuco

Presidente da ANESP, Alex Canuto, palestra para servidores em Pernambuco. Foto: AGpog

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, participou de evento, na última quarta-feira (16), organizado pela Associação dos Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão (AGpog), de Pernambuco. A oportunidade serviu para que os servidores locais aprendessem mais sobre a criação e a estruturação da carreira de EPPGG.

A carreira representada pela AGpog é recente, tendo sido criada em 2008. Atualmente, estão desenvolvendo um planejamento para fortalecimento da carreira e melhoria das atividades dentro da administração pública estadual. Por isso, o convite da associação ao Presidente da ANESP. Em sua fala, Alex Canuto relatou o histórico da carreira e da ANESP e os desafios atuais, que serviram como subsídio para oficina de trabalho realizada pela associação pernambucana no final de semana seguinte.

Para Henrique Suassuna, Presidente da AGpog, a Carreira de EPPGG do Governo Federal serve como referência. “A palestra foi excelente. Alcançou o objetivo e serviu para mostrar aos nossos associados a força e as oportunidades da Carreira de EPPGG, assim como as dificuldades que tem e tiveram para se estruturar. Conseguimos com isso traçar um marco comparativo muito importante, o que estimulou o processo de realização da oficina de planejamento estratégico para a nossa carreira, e irá nos auxiliar nos auxiliando a formular um conjunto de ações de fortalecimento da Carreira e, consequentemente, da gestão pública daqui de Pernambuco”, enumerou.

O relacionamento entre as entidades tem sido permanente via Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas. A chamada Federação de Gestores, criada em 2015 durante o I GesGov, é fruto do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos, organizado pela ANESP em 2013. “É muito importante manter essa cooperação com as carreiras irmãs de estados e municípios, para consolidarmos essa rede de profissionais na área de políticas públicas e gestão governamental. Temos várias pautas em comum e a defesa da meritocracia no serviço público cabe a todos nós”, assinala Canuto.