Secretário apresenta sistema que dispensa uso de papel em trâmites administrativos

Foto: Ana Paula Fornari / ENAP 

Foto: Ana Paula Fornari / ENAP

 

Clipping: Ministério do Planejamento

Genildo Lins palestrou no Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação no Setor Público

Em palestra no Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação no Setor Público (CIGISP 2015), realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o secretário de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Genildo Lins, destacou a economia gerada com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em gastos com insumos, tramitação processual, recursos humanos e diminuição do tempo médio de conclusão de processos burocráticos da administração pública.

Genildo acompanhou com a implementação do sistema no Ministério das Comunicações, onde exerceu os cargos de secretário-executivo e de secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica. Ele contou que, em seis meses, os servidores passaram a utilizar somente o sistema, sem nenhum papel. "Tivemos de reduzir o contrato de impressão a um terço, pois tínhamos impressoras que passavam 30 dias sem uso", relatou. Segundo o secretário, a produtividade no Ministério das Comunicações aumentou 43% em oito meses. 

Com o sistema, que atualmente está sendo implementado na Segep, os servidores podem acessar a rede do Ministério, a Intranet, e-mails e arquivos por meio de dispositivos móveis, como smartphones e notebooks. “Conseguimos reproduzir, em qualquer dispositivo com acesso à Internet, o mesmo ambiente que o profissional tem em seu trabalho”, explicou.