Senadores comemoram 20 anos do primeiro curso da ENAP

Confira a matéria veiculada pelo site do Senado Federal sobre a Sessão Solene que será realizada amanhã em homenagem aos 20 anos da aula inaugural do curso de formação dos EPPGGs.

A ANESP reforça ainda o convite a todos os associados para participar da comemoração de hoje, no auditório da ENAP, a partir de 16h.

8/8/2008 - 10h33
O Plenário vai comemorar nesta terça-feira (12), no horário do expediente, às 14h, os 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), celebrados no dia 11 de agosto. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente do Senado.

Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Enap tem como missão desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. Em seus programas, oferece cursos presenciais e a distância que buscam atender às demandas de capacitação dos servidores.

A seleção da primeira turma e o funcionamento do primeiro curso da Enap ocorreram de agosto de 1988 a janeiro de 1990. Em seu requerimento, Garibaldi lembra que a Enap foi criada em 1986 nos moldes da instituição francesa École Nacionale D'Administration (ENA) e tornou-se uma escola de excelência no recrutamento, na formação e no treinamento de quadros de elite do serviço público federal.

A carreira criada quando da instituição da escola - a de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - tem sido um sucesso e um acerto dos governantes que nela apostaram. Como exemplo, e bem representando a enorme competência dos integrantes da carreira, podemos mencionar que por diversas vezes os postos de ministro interino, secretário-executivo de ministério e secretário de ministério, entre outros importantíssimos cargos, foram ou são ocupados pelos chamados gestores governamentais - disse Garibaldi.

Para o senador, a Enap é um exemplo de instituição pública, ao lado de outros centros de formação de excelência profissional, como o Instituto Rio Branco, a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e as escolas militares, entre elas a Escola Superior de Guerra (ESG), a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a Escola Naval e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Os 20 anos ora comemorados foram precedidos de um disputado concurso para a Enap, em nível nacional, no qual 60 mil candidatos concorreram a somente 120 vagas, informou o senador. Garibaldi lembrou ainda que a Enap foi criada pelo então presidente José Sarney, hoje senador (PMDB-AP).

Fonte: Agência Senado